DIA DE(O) ÍNDIO

Há exatos 511 anos, os índios brasileiros começaram a sentir na pele – literalmente falando – os abusos dos homens brancos.

Por essas terras desembaracaram, de suas caravelas, no Séc. XVI, europeus que deixaram de herança a Língua Portuguesa e a ganância de um povo.

Com o passar dos anos, as crianças indíginas que aqui nasciam, se viam sem nenhuma perspectiva de vida, pois sua língua estava fadada a extinção – como já acontecera com várias – e suas terras, frutos de cobiça por muitos.

Anos e anos se passaram e este nosso povo sofreu calado a devastação de suas terras. Seus costumes foram se dissipando e suas tradições esquecidas.

É hora de realizar um resgate desse povo, oferecendo aos poucos existentes, condições dignas de sobrevivência e de perpetuação de nossas origens.

Uma das formas de valorização dessas tribos é dá-las escolas com infraesturas básicas para uma boa aprendizagem e um bom acervo didático voltados para as diferentes comunidades existentes.

Estudar debaixo de árvores em suas tribos, com tantas mansões nos grandes centros, isso não é possível mais.

Oferecer aos índios o ensino da Língua Portuguesa, julgo ser importante, desde que seja concomitantemente ao estudo de sua língua nativa. Não se pode mais retirar-lhes suas raízes.

Devemos devolver aos índios, os seus direitos de cidadãos e proteção de seus territórios tão usurpados.

Chega de comemoração, do dia do índio, como mera data de 19 de abril.