O verso e o (re)verso

O verso e o (re)verso

Mª Gomes de Almeida

Sem a menor pretensão ou atitude literária, porém em momento oportuno, e este o é. Momento de recordar, de celebrar e de comprometer... Somado ao gosto pela leitura, pela escrita, pelo prazer em trabalhar e conviver com cada de vocês: Jane, Eurico, Irene, Ivoni, Denilto, Deusimar, Andrée-Kelly, Francisco, Lúcia, Agostinho, Wellinton, Lourdes, Cabral, Socorro, Bira e tantos outros. Recordemos o processo de condenação e morte de Jesus de Nazaré. Quando este abandonado pelo seu grupo íntimo, incompreendido e ultrajado, permanece fiel à sua missão.

A começar por Judas, que negocia e entrega Jesus por 30(trinta) moedas, o valor de um escravo naquela época.

Embora sabendo da traição de Judas, da tríplice negação de Pedro, não os exclui da Ceia em que institui a Eucaristia, sinal de sua presença viva em nosso meio.

Judas vai arrepender do seu ato, mas não consegue superar o remorso. Prefere o fim da vida. Diferente vai ser a atitude de Pedro, que, reconhece sua covardia, se arrepende e “chora amargamente”. O relato bíblico ressalta a humanidade de Jesus em profundo sofrimento. Na total solidão, derrama sua alma diante do Pai.

Dois mil anos depois, seremos capazes de compreender a atitude daquele povo que o recebe de forma festiva em Jerusalém e a menos de uma semana grita em alto e bom tom “Crucifica-o! Crucifica-o!”?

Seremos capazes de compreender o que passa no coração de Maria, sua mãe? Seremos capazes de imaginar o que sentiu Simão “o Cireneu” requisitado para ajudar Jesus enfraquecido a carregar a cruz?

Esse Jesus que se fez escravo nos convida a segui-lo. É o nosso Mestre. Ele é Deus e Senhor de todas as coisas. A Ele dobramos nossos joelhos e prestamos homenagem, juntamente com toda criação. Esse é o nosso compromisso...

Na seqüência do drama por Ele vivido. O Evangelho de Mateus faz menção ao “raiar do primeiro dia da semana”, referendo-se à nova criação oferecida por Deus à humanidade redimida pela morte de Jesus. A vida Vence a morte!

Mateus também ressalta o protagonismo das mulheres, primeiras testemunhas da Ressurreição de Jesus. Mulheres, marginalizadas pelo sistema oficial judaico, mas profundamente acolhidas e amadas por Jesus. A elas o anjo disse: “Ele ressuscitou!”

Aqui fica o convite: Recordar a paixão, celebrar a páscoa e se comprometer com Reino.

A todos nós, uma abençoada e Santa Semana e que Jesus Cristo ressuscite no coração de cada um de nós SEMPRE!.

Felicíssima Páscoa!

Fonte de pesquisa: Bíblia Sagrada.

Maria Gomes de Almeida
Enviado por Maria Gomes de Almeida em 19/04/2011
Reeditado em 19/04/2011
Código do texto: T2918060