SEMELHANÇAS DESIGUAIS

“Preconceito idéia preconcebida; intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões.” Assim encontramos definido preconceito nos dicionários. Comprovadamente somos diferentes uns dos outros. No entanto essas diferenças, sejam elas biológicas, físicas, ideológicas, por si só nos tornam melhores ou piores? Racismo, etnocentrismo, sexismo, chauvinismo são algumas das formas de preconceito entre os indivíduos, grupos ou nações.

A humanidade é composta por brancos, negros, amarelos e vermelhos. Se não levar em conta a cor da epiderme e algumas características próprias de cada raça todos nós somos iguais. Pois, possuímos particularidades inerentes ao ser humano, seja um tibetano ou canadense, malaio ou brasileiro. Dessa forma o racismo, que afirma que uma raça é superior a outra, é infundado, injustificável.

Já o etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo sempre estaria baseado nos valores adotados por este grupo, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente encontramos em tal posicionamento um grupo étnico se considerando superior a outro. A tendência nas sociedades é repudiar ou negar tudo que lhe é estranho ou não está de acordo com seus costumes e hábitos. Os gregos denominavam de bárbaro todo aquele que transgredia a Lei e costumes da época. Etimologicamente é semelhante ao homem selvagem na sociedade ocidental. Mas um grupo pode ser diferente do outro se compararmos o desenvolvimento tecnológico, cultural ou científico. No entanto um grupo considerado “inferior” pode ser melhor adaptado a um determinado ambiente que um grupo “superior”.

O sexismo discrimina ou trata com indignidade um gênero, ou ainda identidade sexual. O sexismo assenta-se sobre suas assunções: primeiro um sexo é superior a outro; segundo homens e mulheres são profundamente diferentes e isto deve se refletir em aspectos sociais. O machismo é a crença de que homens são superiores as mulheres. Alguns acreditam que o feminismo é o oposto ao machismo. Mas esta idéia é incorreta. Pois, o feminismo prega a equiparação dos direitos civis e políticos da mulher aos do homem.

Chauvinismo é a crença de que as propriedades do país ao qual pertence são melhores sob qualquer aspecto. O termo provém da comédia “La cocarde tricolore” na qual um ator chamado Chauvin personifica um patriotismo exagerado. O chauvinismo resulta de argumentação falsa. A prática nasceu fundamentalmente com a crença do romantismo nos “caracteres nacionais” . Segundo a psicologia é um sistema delirante que oculta um sentimento neurótico de inferioridade sob forma paranóica. Erich Fromm, Leon Poliakov e Jon Juaristi afirmam que o chauvinismo está associado a ideologias totalitárias e racistas.

Faz parte da natureza humana buscar diferença e ressaltar características individuais, coletivas ou corporativas, mas afirmar, pregar ou crer que tais diferenças torna esse ou aquele melhor ou pior é indigno, absurdo e não natural. Pois em nenhum lugar do mundo iremos encontrar dois seres exatamente iguais. Somos diferentes uns dos outros, isso é um fato, mas nos tornamos semelhantes quanto ao direito a humanidade, a igualdade de oportunidades e a vida.

Sannyon
Enviado por Sannyon em 15/11/2006
Código do texto: T292062