Sábio



Não há sábio que tudo saiba, nem sabedoria que tudo englobe. Aprender é um ato contínuo e sério enquanto busque a real verdade, e não somente a verdade que se coadune com o que se pensa, a verdade que se alinhe com o que se creia, ou muito menos a verdade que reflita o que se deseja. A verdade jamais é passageira, passageiros são os nossos sonhos, nossos desejos, nossas crenças e nossos pensamentos.
 
Confundir desejo com verdade, e crença com sabedoria é muito mais comum do que podemos imaginar.  
 
Sábio é também aquele que percebendo sua fraqueza humana, se cala buscando uma interpretação real e global, livre de preconceitos, tabus ou catequeses, sejam estas religiosas, filosóficas ou científicas.
 
A busca da realidade dos fatos, aliada a curiosidade desta descoberta move a própria sabedoria, cada vez mais, a patamares mais sólidos e a saberes cada vez mais profundos.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/04/2011
Código do texto: T2921555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.