Passado Embriagado

O café é uma bebida mais peculiar e importante do que se imagina. Existe há quase 1000 anos na Arábia, mas seu hábito na civilização moderna demorou muitos séculos ate se tornar tradicional numa época em que beber água poderia causar muitas doenças como cólera e diarréia; bebia-se muito, pois a água fermentada ou destilada com o álcool ficava purificada. Então, mesmo sem querer as pessoas ficavam embriagadas pelo simples fato de matar sua sede. Cristovão Colombo quando descobriu a América, provavelmente estava bêbado e errou o caminho, pois antigamente se armazenava rum ou vinho que tinha uma durabilidade maior, do que eu tomar uma água suja e contaminada ou suco de laranja que logo azedava.

Devemos agradecer o fato de o café não ser conhecido ainda, pois o mundo seria muito diferente sem as descobertas invenções dos séculos passados. Não teríamos obras-primas como a "Capela Sistina" ou a Monalisa se naquela época os artistas italianos tomassem café em vez de beber vinho e não seriam tão galanteadores como são conhecidos nem os franceses tão exóticos com sua culinária.

Algumas pessoas chamam a cerveja de “lubrificante social”, sem ela talvez não existisse o“happy hour” e o futebol não seria tão animado como é hoje em dia. O grande problema está na quantidade que se bebe, não em beber. A realidade muitas vezes é dura, mas mesmo assim temos que enfrentar com sobriedade e não deixar que a sensação alcoólica faca-nos fugir da verdade e não encarar os fatos de frente.

Publicado em:

"Seleta de Crônicas" - Edição Especial 2011

http://www.camarabrasileira.com/cro11-035.htm