Traição, tantas as formas, tantos os motivos, tantos os caminhos, no entanto, nenhuma verdade, nenhuma real explicação, nada que me faça entender tal atitude. È possível trair um amor, uma amizade e até a nós mesmos, mas a questão é:

POR QUÊ? PRA QUE? POR QUEM?

Às vezes me pergunto o que leva uma pessoa a trair, se realmente existe um bom motivo para uma atitude como essa… Eu penso, reflito, escrevo, escuto, mas nada me faz enxergar uma boa razão para algo assim. Será que existe um real motivo ou as pessoas apenas criam um álibi para não terem que se sentir culpadas depois? Ou quem sabe para não terem que assumir que em algum lugar dentro delas, se oculta um lado pervertido que se alimenta da dor e do prazer de outras pessoas, é difícil dizer…

A traição nunca anda sozinha, junto a ela, sempre um mar de explicações, justificativas, mas nada que realmente explique ou justifique o seu real motivo e ao que parece, a culpa nunca é do traidor, que quando acuado, sempre da um jeito de culpar e machucar ainda mais a pessoa traída, geralmente sua maior desculpa é a falta de atenção… Ok, a pessoa não te da atenção, ela não te valoriza, ela não esta nem aí pra você, mas mesmo assim, será que trair é a única resposta para isso? Será que não seria melhor simplesmente aceitar que a pessoa não é o que se espera dela e simplesmente terminar? Talvez o medo do traidor seja mesmo de descobrir que na verdade, ele é que não é o que se espera dele e isso talvez lhe faça perder a cabeça a ponto de buscar em atitudes como essa, uma forma de provar alguma coisa, mas o que se prova traindo alguém? Eu acho que estou ficando velho, não é possível…

Será que trair pode ser considerado um ato de punição? Se sim, nesse caso, o traidor está punindo a quem? A pessoa que não lhe da atenção ou a ela mesma por não ser capaz de chamar a atenção da pessoa amada? (se é que podemos chamar isso de amor)... Será que trair é só uma forma de se conseguir a atenção de alguém? Eu não entendo essa necessidade de punição e sinceramente, eu não sei se de fato existe uma punição nisso tudo, a única coisa que eu consigo enxergar, é uma atitude covarde de se lidar com a própria frustração, uma atitude um tanto conveniente demais para se fazer o que sente vontade sem ter que assumir que escolheu um caminho errado.

Traição… Alguém que já traiu, pode me explicar isso?


(Felipe Milianos)

Imagem via Google



Felipe (Don) Milianos
Enviado por Felipe (Don) Milianos em 22/04/2011
Código do texto: T2924569
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.