ATUALMENTE UMA PÁSCOA

Cresci sabendo que a Páscoa não era um ovo recheado de chocolates.

Era uma festa que acontecia após um período de 40 dias de preparação da vida para morte e da morte para vida. Era uma festa cristã Católica.

Disseram-me que algum sacrifício eu teria que fazer para merecer o céu. E eu fazia, porque queria estar pertinho do Divino Pai Eterno. Não comia carnes vermelhas, nem de aves e nem suína, apenas peixes; logo eu que adorava um bife com batatas fritas e um frango assado. Minha mãe era bem criativa na cozinha neste tempo.

Cresci sabendo, agora muito mais, que além de não ser um ovo recheado de chocolates, é a festa que rememora o sacrifício oferecido por Cristo para salvar o Homem da própria ambição.

Atualmente o período da páscoa, para a maioria dos seres, é um momento bom para viajar porque o feriado é prolongado e a única coisa que se pode pensar é sair da agitação da cidade e do trabalho para um descanso na praia, no campo ou numa serra, que por sinal, deverá estar mais agitada do que tudo mais. A idéia original, do Recolhimento, do Sacrifício e da Renovação na fé em Cristo, ficou nas estradas apinhadas de carros seguindo nas mesmas direções e com sacolas, provavelmente, recheadas de ovos de páscoa para as crianças, adultos e idosos.

Atualmente a páscoa é apenas isto: um período de viagens para descansos, churrascos e muito ovos de páscoas. As famílias nem sempre estão completas, porque o pai ou mãe poderá estar tomando outro rumo, para outro lugar, com outros filhos, outros companheiros que assim como eles só querem curtir a páscoa que traz o ovo recheado de chocolates.

Parece que é assim atualmente uma páscoa.

Graças Costa.

Amparo, 24 de abril de 2011.