Como eu conheci a Paula Fernandes

Às vésperas de completar cinquenta anos ainda me surpreendo rotineiramente. São, na maioria das vezes, surpresas das mais agradáveis; mas... Aborrece-me a facilidade com que as pessoas reclamam o tempo todo. Agita-me observar com que rapidez encontram-se defeitos nas gentes. E como se fala deles e delas...

Durante muito tempo convivendo com jovens, sou professor, deparei-me muito mais com os bons. Rapazes que teria prazer em tê-los como genros. Moças que me honrariam como noras. E pouco se fala dos jovens além de sua rebeldia e alienação.

Meu filho trabalha como técnico em telecomunicações em uma empresa de tv a cabo. Dá manutenção e preserva a boa qualidade de conexão dos assinantes. Comunicativo, troca informações constantes com os clientes. Não raro, alguns assinantes de regiões nobilíssimas de Belo Horizonte são surpreendidos. Diego, meu filho, relata divertido:

- Fulano de Tal, radialista famoso da Itatiaia, surpreendeu-se quando reconheci André Rieu tocando em seu "blue ray player".

- O marido da Fulana, apresentadora do MG TV, ficou boquiaberto ao ouvir-me cantarolando Tadeu Franco. Quando lhe contei sobre Milton, Caetano, Toquinho, Vinícius, Betânia e Gal, as mulheres de Chico Buarque, o clube da esquina, ele pirou.

Por outro lado, acontece de o assinante apresentar boas novidades. Há pouco tempo, ele estava consertando uma conexão e conversando com o pai de outro assinante durante o trabalho. A música como um dos assuntos. Depois de comentários variados, o senhor que mora nos Estados Unidos e estava na casa do filho a passeio e para visita disse:

- Lá, o que estou ouvindo com mais frequência é uma cantora brasileira, uma tal de Paula Fernandes.

Ao chegar em casa, meu filho me contou mais essa. Fui pesquisar no Youtube e gostei do que ouvi e vi. Durante algum tempo, a Paula foi somente nossa: minha, do Diego e dos brasileiros que estavam na América.

Até que a artista apareceu na Globo e ainda ao lado do Roberto Carlos. Tomamos um porre de Paula Fernandes. Agora, todo mundo a conhece. E aí eu penso:

Já imaginou se a Globo mostrasse em sua telinha valores como respeito, trabalho, cidadania, educação???