Família

Sempre tenho muito o que fazer. Dificilmente penso em parar o que estou fazendo para dar um tempo pra mim mesmo. É errado, eu sei, devemos dar um tempo sempre, pararmos para dar luz aos nossos pensamentos, dar vazão aos nossos sentimentos. Mas hoje, apesar de domingo, já estou cansado de trabalhar, fazer minhas atividades, colocar em dia minha vida para que comece a semana sem estresse. É sempre assim, me estresso no final de semana para ter uma semana mais tranqüila. Cá estou, procurando algo para escrever, colocar no papel algum pensamento e de preferência que possa ser útil para alguém. Meditei... meditei... e resolvi escrever sobre família. Isso foi devido a este domingo de Páscoa o qual passei reunido com a família de minha esposa, mas que considero também minha, afinal já se foram quase 30 anos de convivência, acho que posso me considerar um pouquinho da família, não acha...??? mas sempre que nos reunimos, vejo a felicidade, a emoção do encontro entre todos, conversas saudáveis ou não, discussões, saudáveis ou não, fala-se de tudo um pouco, muito se aproveita, muito sem proveito, piadas, risadas, brincadeiras, afinal tudo isso faz parte e faz bem para nossa união e nosso relacionamento. Estou falando sobre isso porque quero falar sobre este grupo complicado que se chama familia. Nem todos tem esse relacionamento que posso considerar saudável, infelizmente, lamentamos muitos acontecimentos tristes, que na verdade é conseqüência de má formação, má educação, que tem como princípio, como base, o relacionamento familiar. É uma pena nos depararmos com situações que só nos trazem tristezas. Crianças, jovens e adolescentes que estão sem rumo na vida, jovens que estão totalmente perdidos, com os pensamentos em coisas insanas, companhias erradas, filhos incompreensíveis, que se envolvem com diversos tipos de vícios, se tornam alunos sem interesse, sem perspectivas. Podemos até pensar que são vítimas de um sistema, de um processo político totalmente ineficaz, tudo bem, mas quero chegar na questão familiar, que o fato de terem esse comportamento nasce no berço familiar, onde os filhos nascem e crescem num ambiente onde os pais ensinam os filhos a serem o que é. Pais viciados, usam palavras de baixo nível, tratam os filhos como se não fossem seres humanos, gritos, desrespeitos entre si, brigas.... etc.

Circulando pela internet achei este texto muito bonito, vejam:

*******

Podemos desiludir-nos com as coisas: fazemos uma apreciação acerca delas e usamos o caixote do lixo. As pessoas, porém, não são para julgar, mas para que ajudemos a construi-las, para que ajudem a construir-nos, para construirmos alguma coisa em conjunto. Se o teu amigo te desiludiu, acusa-te a ti mesmo, porque era tarefa tua torná-lo mais nobre. Se estás desiludido com a tua vida em família, lembra-te de que ela foi a tua construção. E recomeça no ponto em que começaste a falhar. (Paulo Geraldo)

*******

O papel fundamental da família é, entre outras coisas, se ajudarem, não podemos simplesmente apontar o dedo mas sim fazer o possível para corrigi-la. Família não se ganha, família se faz, se cria; é o amor, é a união que forma laços familiares fortes que irão atravessar o tempo e o espaço. É com esse Amor que devemos orientar nossos filhos. Deixemos de pensar no “eu” e vamos pensar em “nós”. Dá para perceber que o planeta está meio que às avessas e isso se deve muito a essa educação, a essa cultura que não estamos sabendo construir em nossos lares. Pensemos nisso.

Encontrei também a mensagem abaixo, achei uma forma ideal e linda para encerrar este texto:

Até a próxima...

*******

Mensagem à família

Na educação de nossos filhos

Todo exagero é negativo.

Responda-lhe, não o instrua.

Proteja-o, não o cubra.

Ajude-o, não o substitua.

Abrigue-o, não o esconda.

Ame-o, não o idolatre.

Acompanhe-o, não o leve.

Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.

Inclua-o, não o isole.

Alimente suas esperanças, não as descarte.

Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.

Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.

Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.

Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.

Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.

Não lhe dedique a vida, vivam todos.

Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.

E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...

Ensina-lhe a viver sem portas.

Eugênia Puebla

*******

“Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família”.