CRISTO AGUARDA A MATURIDADE DO CAOS, ENTÃO VOLTARÁ

Pode parecer-nos que Jesus se demora a voltar. Entretanto, dois milênios não é nada para Deus que é Eterno. Por outro lado, se alguém repreende seu filho antes de ele cometer o erro e sofrer as consequências naturais (antes desse ato produzir-lhe consequências ruins), ele terá razão em dizer que seu pai (ou mãe) é severo e precipitado, podendo inclusive insinuar que o priva de experimentar o que é bom ou o que poderia ser bom. Entretanto, esse pai pode advertir o filho e se ele lhe obedecer jamais verá se o mal que o pai previne acontece ou não. O pai o terá salvado de sofrer o que sabe que sofrerá se desobedecer, mas o filho poderá ficar sempre em dúvida quanto a se a prevenção do pai tem razão de ser ou não e somente lhe restará conformar-se com o confiar no amor do pai para saber prever as conseqüências dos atos e ter boa intenção em prevenir e protegê-lo.

De igual modo, Deus advertiu o ser humano de que desviando-se de Suas recomendações destruiria a si mesmo e ao planeta, no que temos prosperado em muito e nem mesmo os descuidados negam o fato.

O objetivo de Deus com isso é livrar os indivíduos de sua falência individual e a humanidade de sofrer o auto-extermínio ao final do caos completo. Mas se o potencial de extinção da vida na terra não elevar-se ao ponto de ser visto a olho nu e ser atestado na prática por todos os seres humanos a maioria das pessoas (muitas delas que não querem ser convencidas) jamais se convencerá que para continuidade da vida carece guiar-se por um Ser de superior conhecimento que pode antever o mal sem experimentá-lo, sem expor-se ao risco de sofrê-lo e tampouco levar outros a sofrer seu dano. Todavia, os mesmos fatos farão que muitos retrocedam de sua obstinação contra e crença em um Deus Criador, Salvador e Restaurador que se demora para que a todos seja da a oportunidade de ver (pela razão) e crer.

Portanto, Jesus ainda não voltou porque Deus está permitindo a humanidade conduzir por suas ações o mundo a beira do caos total que está logo a nossa frente, podendo acontecer em mais uma década ou um pouco mais. Quando chegar a esse ponto, Deus interferirá. Como se vê, a interferência antes disso seria mal interpretada, como tem sido mal interpretada as advertências preventivas que Deus tem feito desde o Éden antes que se veja o fato. Então, à beira do extermínio visto a olhos nus, ninguém mais poderá contestar a vilania das ações humanas, o caráter verdadeiramente destrutivo das nossas façanhas, e ninguém mais poderá insinuar que com Suas proibições Deus nos privou da plena liberdade por querer prevenir mal que não é possível acontecer. Entretanto, quando a realidade do auto-extermínio for flagrante aos olhos, inclusive, dos tolos, também será tarde demais para os incrédulos, teimosos, prepotentes e zombadores e eles serão engolidos pelo mal que tiverem ajudado a produzir, mas Jesus salvará a tantos quantos lhE tiverem dado crédito enquanto ainda não era possível provar em laboratório que Ele está certo.

Portanto, convém a cada um de nós escolher logo de que lado quereremos enfrentar os dias difíceis que estão pela frente.

Wilson do Amaral

Autor de Os Meninos da Guerra, 2003 e 2004, e Os Sonhos não Conhecem Obstáculos, 2004.