A Sua Música – Crônica até o fim de abril

A Sua Música – Crônica até o fim de abril

 

 

Só ontem, 150 tornados arrasaram 8 estados americanos. Caraco, na América tudo é abundante. Por aqui há o espanto, não vejo porque espanto, isso me soa apenas como conseqüência natural, o espanto ou se preferir consternação acerca da quantidade de bebês encontrados em locais outros que não seja o próprio berço e ou maternidade. Me parece que é só o começo. Caco Barcelos, terça retrasada, focou o Profissão Repórter na galerinha dos 13 aos 23 e o consumo de álcool. Dentre outras, essa reportagem mostra uma festa no interior paulista onde, numa única noite, 40 pessoas vão parar no PS. Que raio de diversão é essa?

 

Foi em 1973 que Billy Paul trouxe ao mundo a canção de Elton John – “Your Song”, que começa assim: “It's a little bit funny Lord, this feeling inside...”.

 

Na capital paulista, 16 graus, chuva e a conseqüência da descoberta dos meliantes: pólvora plus caixa eletrônico. Tem sido um festival. Bom, me parece lógico, eles vão buscar a grana na fonte. O que se apresenta como um péssimo sinal são os envolvidos noutras contravenções, mas sempre de arma em punho: tudo jovem, sem passagem pela polícia. O papo é jogar o futuro no lixo, antes que ele chegue. Que nem os recém nascidos.

 

Traduzindo o início do hit: “É engraçado, Senhor, esse sentimento interior...”.

 

Barcelos se deu ao trabalho de passear na rua Taguá, by night, e chega a ser impressionante a aglomeração, mais os entrevistados de copo na mão, respondendo: já tomei três uísques, tô indo pra aula de engenharia, ou, tomei quatro vodkas e estudo direito. Para mostrar que a reportagem tinha pé e cabeça e não fazia parte de mais uma perfumaria para o show de mídia a equipe do Profissão foi três noites da mesma semana na rave permanente da rua Taguá. Concluindo o que já foi previsto há 15 anos: a galerinha pátria vive na maior enxurrada psicoativa da história, ponto. E depois, vão querer achar os recém nascidos aonde?

 

Anda difícil pra qualquer um, em qualquer banda, traduzir o sentimento interior, que o diga o motorista que espatifou uma van na rodovia dos Tamoios, na noite passada, com saldo de 6 mortes e mais 6 na UTI. A batida aconteceu às 11 da noite e o cara tava no batente desde às 7 da manhã. Isso não pode mais ser chamado, meramente, de exagero na carga horária. Ele não é o único e outros desastres, noticiados ou não, com tal intensidade ou não, tem acontecido diariamente, nesta e noutras localidades, por conta deste exato e ordinário fator: o ser humano tem limites.

 

You gave me a gift Lord, and I'm goin' sing it for you. (Você me deu um dom, Senhor, e vou cantá-lo pra você).

 

Com 150 tornados num único dia, se a criatura tem um dom, vai ter que esperar passar a tormenta para colocá-lo em prática. Em território nacional esses vórtices de força assumem outros aspectos, mas andam constantes, intensos e causando baixas.

 

Impossível afirmar, com certeza, qual a sua música, mas posso antever, com uma aguilhoada de receio, que a situação permanece crônica até o fim de abril.


(Imagem: Derek Trucks)

 

 

 

 

 

 

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 28/04/2011
Reeditado em 27/12/2021
Código do texto: T2936569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.