Espertos, mas ingênuos.......

Pensando na ingenuidade de algumas pessoas, fui estendendo minhas reflexões e lembrei-me que há tempos venho pensando que não existe, entre os humanos, um só ser que não conserve ainda algum traço de ingenuidade.

O malandro, aquele que se considera o mais esperto, que pensa levar sempre a melhor, ingenuamente acredita que isso se repetirá continuamente, que jamais alguém conseguirá superá-lo ou desmascará-lo.

As pessoas mais maduras, geralmente se colocam no pedestal de quem tudo sabe, melhor do que quaisquer outras.

Bem dizem que não há crimes perfeitos, mas sim crimes não solucionados. É ingenuidade pensar que podemos escapar imunes e ilesos das faltas e erros que cometemos, seja qual for sua extensão e gênero.

Mais cedo, ou mais tarde, por algum lapso ditado justamente pela crença ingênua de que não o somos, seremos flagrados. Acredito que a consciência acaba nos condenando e nos leva a dar o passo em falso, revelador.

Não é à toa que existem tantos ditados populares. Usarei mais um: “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”.

Antes de nos vangloriarmos de nossa experiência e esperteza, prestemos atenção. Alguém, mais experiente e esperto, pode estar atento, pronto para abusar da nossa ingênua autoconfiança.