MINHA ENTREVISTA À REVISTA CONTIGO!

MINHA ENTREVISTA À REVISTA CONTIGO!

Meu sonho é ser convidado para responder à coluna 3x4 da revista Contigo!. Como essa possibilidade parece distante e improvável, resolvi fazer uma simulação de como me comportaria em tal situação:

Nome: Anderson Ferreira de Souza Alcântara. Amor para a minha namorada. Dando para papai, mamãe e irmão.

Idade: Fisicamente gostaria de sempre ter 20 anos. Intelectualmente, 40 anos seria uma idade interessante. Mas como não posso ter tudo que quero: 30 anos!

Local de nascimento: Uma maternidade na cidade de Contagem-MG.

Peso: Mais leve que a minha consciência.

Altura: Como diria Fernando Pessoa: “Sou do tamanho do que vejo”.

Apelido: Algum carinhoso. Apenas em momentos carinhosos.

Qual é sua maior qualidade? Não guardar qualquer tipo de rancor, perdoar antes que me seja feito o pedido, ser generoso.

E seu maior defeito? Não saber lidar bem com o tempo.

Qual é a característica mais importante em uma mulher? Saber encantar um homem apresentando-lhe seu mundo de forma a fazer duvidar do seu.

E em um homem? Ter talento para lidar com o mundo sem castrar sua própria dignidade.

O que você mais aprecia em seus amigos? A tolerância deles em relação à minha inconstância.

Sua atividade favorita é: Qualquer coisa quando faço com amor. Ou tesão. Ou ambos.

Qual é sua ideia de felicidade? Amanhã ou depois de amanhã seria outra resposta, mas hoje seria ser amado com sinceridade. Amar sempre. Não deixar de idealizar uma ideia de felicidade. A consumação desta ideia sem a perspectiva de ter algo a mais a buscar seria a minha ideia de infelicidade.

E o que seria a maior das tragédias? Perder o filho que ainda não tenho.

Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Um bebê francês. Ou holandês.

Qual é sua viagem preferida? As viagens que faço quando meu pensamento está em turnê por locais encantadores como cidades, corpos, almas ou sensações.

Qual é sua cor favorita? Cinza.

Uma flor: Florbela Espanca, poetisa portuguesa.

Um animal: Cachorro.

E seu prato favorito? Pizza de bacon.

Quais são seus autores preferidos? Milan Kundera (romancista checo), Machado de Assis (romancista brasileiro), Carlos Drummond de Andrade (poeta brasileiro), Rubem Braga (cronista brasileiro).

E seu cantor? Impossível um só. Cazuza, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Lenine, Bono, do U2, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto. Entre as mulheres Vanessa da Matta.

E seu filme? Todos do Ingmar Bergman (cineasta sueco), Pedro Almodóvar (cineasta espanhol), Federico Fellini (cineasta italiano), Jean-Luc Godard (cineasta francês) e Casablanca.

Que superpoder gostaria de ter? Invisibilidade, para visitar vestiários femininos sem ser incomodado.

O que você mais detesta? Preconceito e fanatismo.

Se pudesse viajar no tempo, para onde iria? Egito Antigo. Ou melhor: Egito eterno.

Como você gostaria de morrer? Sendo depois dos 90 anos, pode ser até saltando de paraquedas, fazendo alpinismo ou sexo selvagem.

Qual é seu atual estado de espírito? Apalpando o infinito das possibilidades.

Que defeito é mais fácil de perdoar? Aqueles que não me prejudicam de forma definitiva. Seguido de arrependimento e caixa de chocolate.

Qual é o lema de sua vida? O mesmo de Fernando Pessoa, com uma cláusula: “Quase tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Momento preferido do dia: A noite sempre.

No que pensa quando acorda? Impublicável.

Uma mania: Ter muitas manias como comer abacaxi com garfo, melancia na bacia, com colher, não embrulhar os pés, desperdiçar o suado dinheiro, e alguns que me constrangeria contar.

Um sonho de consumo não realizado: Viajar para 50 países, comprar todos os livros, CDs, DVDs possíveis, ter um Alfa Romeo, Scarlett Johansson.

Lembranças de infância: Quando eu era o Jiraya e lutava espada com meus amigos.

Em que ocasião mente? Não minto. Gosto tanto da verdade que às vezes invento umas.

O primeiro beijo: Acho que teve gosto de sabão. Mas um sabão que não era de todo mal.

A primeira vez no sexo: Bem profissional. Recorri aos serviços de uma prostituta. O cenário e o preço não foram muito românticos. Havia cocô de pombo na cama. Mas a moça era dedicada e competente.

Uma vaidade: Tomar banho duas vezes ao dia. E vaidade intelectual.

Qual é o seu maior pecado? Não confessar meus pecados.

O que é sagrado para você? Minha família, quem eu amo, meu trabalho, minha literatura, a arte, o Flamengo.

Do que você não gosta no seu corpo? Resposta que ataca minha autoestima. A perda de cabelos, a falta de músculos, a falta de cor.

Qual é o seu maior tesouro? Minha vida.

Defina-se em uma palavra: Possibilidade.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 02/05/2011
Reeditado em 10/04/2012
Código do texto: T2944094