Existe Sociedade Justa?

Grande questão essa que nos cerca; muitos são os pontos de vista (assim como todos os outros temas), mas qual o correto?

Não podemos só dizer "é isso e pronto!", o correto é deixarmos de ser egoístas e abranger a visão para exemplos cotidianos.

Bem, para que ir longe para compreender? Se pegarmos o carro e irmos até a cidade de São Paulo, vamos deparar com bairros de riqueza elevada, como Alphaville, Moema e Morumbi, mas ao pararmos no semáforo a realidade é outra! A mesma cidade que é considerada "o centro comercial do país", convive ao lado de uma das maiores favelas do mundo!

Outro exemplo, é que hoje, pleno século XXI, quase 7° ano do milênio, e nos deparamos com afirmações como:

* O trabalhador negro, recebe metade do salário do trabalhador branco.

* A mulher, apesar de grande avanço, ainda é discriminada e injustiçada profissionalmente.

* A maioria dos homens, continuam machistas e pensando que o "universo masculino" comanda tudo e todos.

* A escravidão do Brasil, abolida a tanto tempo, e em todo o tempo nada de concretizou.

* Pessoas ainda votando em troca de churrasco, utensílios e roupas, desperdiçando o seu único "ato de cidadania".

Fácil agora responder se a sociedade é justa ou não!

Claro que não! Como justa se a desigualdade é percebida a quem quiser enxergar?

Agora, se uma nova pergunta como "a sociedade um dia mudará?" for feita, do jeito que as coisas estão, será eternamente impossível responder!

Mariana Mancini
Enviado por Mariana Mancini em 18/11/2006
Código do texto: T294663