A derrota.

Por: Leonardo Menezes

Durante o WQS 6 estrelas, que aconteceu na Praia da Barra no Rio de Janeiro, presenciei uma situação triste. Após perder sua bateria, um surfista havaiano, que havia, também, perdido em algumas competições anteriores, se encontrava paralisado, com o olhar fixo ao chão e chorando por mais aquela derrota. Foram 25 minutos de uma pessoa inerte olhando pro nada, onde ninguém sabia o que se passava em sua cabeça, onde tudo ao seu redor parecia não existir, em transe com a dor da derrota.

É comum vermos atletas tristes com suas derrotas, sensações diferentes, ações diferentes. Uns procuram culpados, outros se culpam, alguns brigam, outros aceitam! Cada cabeça um mundo, cada derrota uma sensação, cada competição uma batalha.

Ninguém gosta de perder, mas estamos sujeitos ao sucesso, e ao fracasso todos os dias, seja em competições ou até mesmo quando se refere à vida pessoal. Sair de casa, do aconchego de sua família e amigos, viajar milhares de quilômetros, se deslocarem para outro estado ou pais, para na primeira bateria perder e fazer todo caminho de volta. Realmente não é nada fácil. A vida de competidor é de luta, derrota e gloria. O ídolo do esporte brasileiro e mundial Ayrton Senna um dia disse: “É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana”. Desta frase tiro a conclusão que “Perder não é bom, mas saber perder é importante”!

Para os que vencem a felicidade impera, e se um dia foi tristeza agora é alegria. Pra chegar até uma vitória, com toda certeza, esse vencedor já teve varias derrotas, isso não falo só em relação ao surf, todos os esportes competitivos são assim, a convivência com o sim e não, o bom e o ruim, com a vitória e a derrota. Hoje no surf temos um ídolo mundial, soberano nesse esporte, ele se chama Kelly Slater, 9 vezes campeão do mundo e a caminho do seu 10 titulo mundial. Esse é um exemplo de superação de um atleta. Para os que acompanham a carreira dele ou assistem às etapas do mundial, já viram que o astro do surf mundial já sofreu varias derrotas, em vários lugares do mundo, para jovens e mais experientes atletas, mas isso só o fez fortalecer mais ainda, lhe fez crescer e tornar-se um melhor competidor.

Namorada, família, patrocinador, mídia, esforço, desgaste! Tudo isso passa pela cabeça de um atleta que corre os circuitos pelo Brasil e no mundo. Todos movidos por uma paixão chamada surf que os vicia a nunca desistir, por mais que seja difícil. Pressão de todos os lados, de todos citados no inicio desse parágrafo. Ter uma vida saudável e com a cabeça limpa, no lugar, é fundamental para qualquer atleta que deseja ser o melhor, saber conviver com as derrotas, saber administrar as vitorias e tirar delas algo positivo para poder melhorar no futuro.

A sensação de fracasso, de desistir de um sonho que ainda não se realizou, de largar tudo! Imagino que isso deva ter passado pela cabeça daquele atleta havaiano. São muitas as sensações quando se perde uma vez...Imagina uma seqüência de derrotas. É preciso ver o outro lado da derrota, ela é uma forma de aprendizagem para um futuro vencedor. É através dela que se torna possível ver os erros, e melhorá-los para uma próxima batalha. Os inteligentes se utilizam dela para melhorar seu potencial e futuramente tornar-se futuros vitoriosos.

Por isso falo, vejam o lado bom da derrota e nunca desista, ela só é um caminho para vitoria!

--------------------------------------------------------Frases--------------------------------------------------------

“Perder não é o fim, e sim o inicio de uma futura vitoria”. Leonardo Menezes

"Existem derrotas mais triunfantes que as vitórias”. Michel de Montaigne

"A dor da derrota sempre me será menor do que a de saber que eu nunca tentei":- Luís Carlos Prandini

"Ainda não encontrei homem algum bem-sucedido na vida que não houvesse antes sofrido derrotas temporárias". Andrew Carnegie a Napoleon Hill

"A arte de vencer se aprende nas derrotas." Simón Bolívar

"A derrota não é o pior dos fracassos. Não ter tentado é o verdadeiro fracasso." George E. Wood Berry

Blog: http://037menezes.blogspot.com/

Leonardo Menezes
Enviado por Leonardo Menezes em 03/05/2011
Código do texto: T2946862
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.