CRÔNICA #069: NOSSO RETRATO DE MÃE!

*NOSSO RETRATO DE MÃE!*

Tiraste força de onde não tinhas só para de nós cuidares e não nos sentíssemos fracos;

Tuas noites de sono, as tornaste em vigílias só para que nós tivéssemos um sono tranquilo e reparadoro;

Fingistes não teres fome somente para que nós não deixássemos de comer;

Adiaste os teus sonhos para que os nossos alcançássemos;

Muitas vezes maltrapilha, para que tivéssemos o que vestirmos e calçarmos;

Tuas dores tu calaste só para não nos preocuparmos;

Tuas canções de ninar, modinhas das época e hinos evangélicos compunham o teu repertório até fazer-nos pegar no sono.

Eras a última a dormir e a primeira a se levantar para nos preparar o desjejum para não irmos à Escola de estômagos forrados.

Como me lembro das histórias que contavas! Era melhor do que ver televisão ou assistir a um filme. E tu as contavas com tanta intensidade que até parecia que estávamos vendo cada cena por ti descrita a despertar tanta emoção que nos fazias rir, chorar, gargalhar. As histórias de suspense ou contos assombrosos eram de arrepiar e congelar a espinha dorsal.

Foste a melhor mãe do mundo. Tua prioridade sempre fomos nós, teus tesouros, como sempre a nós te referias.

Até o teu último dia conosco foste sempre a mesma: solidária, amiga, companheira, conselheira, supridora, protetora.

Não há outro adjetivo do que este: MÃE. Também substantivo.

Não foste sogra, mas uma verdadeira MÃE querida por cada uma de teus genros e noras.

Mãe, avó e bisavó impecável, amada por todos os filhos, netos, bisnetos, genros e noras. Não teve inimigos, mas amigos que a amavam como a uma mãe.

Mãe! Fisicamente não estás mais aqui conosco, mas a tua presença é marcante. Aonde quer que vamos, sentimos o teu cuidar através dos ensinos que nos passaste.

Estás presente em nossos corações.

Muita saudade!

Teus Filhos.

======================

Dedicado a memória de nossa mãe *MARIA ROLIM ESMERALDO*

(* 25/07/1927 - + 29/06/2002)

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 05/05/2011
Reeditado em 12/05/2018
Código do texto: T2950159
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.