O BRASIL DA VERGONHA!

O BRASIL DA VERGONHA!

As capitais brasileiras têm se tornado uma verdadeira feira persa. A informalidade tomou contas do Centro das cidades, das ruas e avenidas. Com esse tipo de comércio a sujeira aumentou e as ruas continuam transformadas em verdadeiras piscinas de águas fétidas e de esgotos estourados. A água que sai dos esgotos é de cortar coração, visto que ninguém tem nariz ou olfato para suportar tanta fedentina. E o pior de tudo, é que os problemas se avolumam e ninguém toma providências. Ninguém quer nada com nada. Nos terminais de ônibus e nas paradas seletivas é um transtorno pegar um ônibus é uma avalanche e quem for fraco que se quebre.

As mulheres aderiram a esta parafernália. Ficamos abismados com tantas mulheres empurrando outras mulheres para adentrar a uma porta estreita de um transporte coletivo. O brasileiro perdeu a noção da educação e da ética e age com um animal feroz querendo passar por cima de todos que se colocam a sua frente. Nas paradas de ônibus não existem fiscais e nem organização é um salve-se quem puder. Perdemos o ônibus tão esperado e tivemos que andar alguns quilômetros a pé. A vergonha foi maior ainda, pois o que encontramos de esgotos sem tampas com água acumulados, ruas formando verdadeiras lagoas e ainda a Prefeitura vem solicitar à população que colabore com a fiscalização sanitária no combate ao mosquito da dengue.

Quem fiscaliza a situação das ruas superlotadas de buracos, esgotos sem tampa, esgotos estourados mais parecendo à fonte da Praça de Ferreira quando o jogo de água está em funcionamento. Nos córregos e pequenos riachos a quantidade e esgotos clandestinos é uma enormidade aumentando ainda mais a tão poluída capital cearense. Apontem qual o riacho limpo que existe em Fortaleza? Até o Rio Ceará que deu nome ao Estado está abandonado, querem tomar a área verde do cocó para a construção de luxuosos apartamentos. Os políticos e governantes querer ser os doninhos do Estado, mas nos parece que nosso estado está entregue as baratas. As obras do Metrofor (O metrô de Fortaleza se arrasta há anos), as obras do Estádio Presidente Vargas não terminam e sua reinauguração já foi adiada por sete vezes. Passaram tratores por cima da Academia de Polícia Militar General Edgard Facó para construção de um pavilhão de feiras e prometeram construir academia única, no entanto as obras se arrastam a do pavilhão de feiras e a da academia única que formará toda a segurança do estado do Ceará num mesmo local. Será com certeza um liquidificador ou um depósito de formação de profissionais da Segurança Pública. Queríamos saber se os que governam o estado e a capital são deficientes visuais, dislexos ou são portadores do mal de Alzheimer.

Fortaleza pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de futebol de 2014, mas é vero que nem 1\3 das obras planejadas não serão ocupadas. Não construíram uma só avenida e as que deveriam ser alargadas ainda estão emperradas pelas desapropriações. Deus queira que estejamos enganados. O ordenamento do Centro de nossa capital tem quer ser executado urgentemente, pois a bagunça é o ponto alto. A quantidade de camelôs é uma enormidade, já não temos condições de transitar pelas ruas paralelas do Centro. Presenciamos vários prédios no centro fechados e abandonados, mas a campanha de combate a dengue continua de ‘vento em popa’ com publicidades milionárias na mídia cearense.

Os assaltos, furtos e descuidos aumentam em escala progressiva. Policiamento praticamente inexiste, pois as famosas Hilux do “Ronda do Quarteirão”, desfilam para mostrar o que nosso governador gosta de coisas de chamem a atenção, esquecendo o principal que é investir no homem. Alertas dos Bombeiros – Instituto José Frota (IJF) na emergência. Faltam extintores, alarmes e hidrantes. Relatório da última vistoria feita no IJF pelo Corpo de Bombeiros aponta falta de extintores, hidrantes, saídas de emergência e alarme de incêndio. Comprado há dois meses, o aparelho de raio (X) do hospital sofreu pane, causando apreensão. Pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indica redução de 67% da pobreza no Brasil. Será. Depois da distribuição de inúmeras bolsas é lógica que aqueles que não tinham renda passassem a comprar mais. O pior de tudo é que o excesso de bolsa, inclusive a Bolsa detenção criou uma ociosidade sem tamanhos e ainda uma classe se formou, a dos papudinhos. Estacionamento – Tempo de tolerância varia entre 5 e 20 minutos. Tempo de tolerância e placas de isenção de responsabilidade confundem usuários de estacionamentos privados na capital.

Além dos estacionamentos privativos que Fortaleza possui, a AMC mantém 2.517 vagas da Zona Azul, distribuídas principalmente no Centro e Aldeota. Mas diariamente o fortalezense sofre para parar o carro. Vigília- OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) cobra celeridade da Justiça no Ceará. Os advogados estão em vigília no Fórum Clóvis Beviláqua desde ontem. O ato pede que o Poder Judiciário cearense seja mais bem equipado e mais ágil.

A OAB-CE cobra melhorias no Sistema Judiciário cearense. Entre as críticas, a demora nos julgamentos, a falta de juízes e servidores, a inoperância da virtualização dos processos, a precariedade de material e recursos humanos e o atraso na reforma do Clóvis Beviláqua. Futebol – Polícia Federal descobre esquema para falsificar identidade de jogadores. O esquema envolvia empresário e jogadores de futebol de juazeiro, interior do Ceará. Segundo o delegado Tarcísio Abreu, os jogadores que tiveram os documentos falsificados moravam na periferia de Juazeiro do Norte. “São pessoas bem humildes”, comenta. Jogando no CTCARIRI, eles ganhavam visibilidade e chance de atuar em clubes maiores.

Copa do Mundo de 2014 – Prefeitura apresenta projeto para receber R$ 206 milhões. A Prefeitura de Fortaleza espera receber hoje a resposta sobre os projetos do chamado PAC (Plano de Aceleração da) da Mobilidade urbana. Estão previstas intervenções em cinco avenidas que dão acesso ao estádio Castelão, com vistas à Copa. Moção de apoio do PT (Partido dos Trabalhadores) nacional. Luizianne volta em 2014? Nota do PT nacional afirma que a prefeita de Fortaleza pode vir a disputar o Governo do Ceará na próxima eleição estadual. A hipótese incomodou - petistas mais ligados a Cid Gomes, mas teve apoio de aliado. Vontade também consola. Não aprovou com prefeita e ainda pretende ser governadora do Ceará. Durma-se com um barulho desses. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIR/CE- DA UBT- DA ACE- DA AVSPE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 05/05/2011
Código do texto: T2951813
Classificação de conteúdo: seguro