REVIRANDO A LIXEIRA

REVIRANDO A LIXEIRA

NEM SEMPRE SABEMOS O QUE COLOCAMOS NA LIXEIRA, EM ALGUMAS VEZES TEMOS QUE REVIRÁ-LA. EU FUI ATRÁS DE UMA LIXEIRA, QUE EU TINHA COMEÇADO A USAR, LÁ NA MINHA INFÂNCIA. E PASMEM... ENCONTREI UMA MENINA MAGOADA COM SEU PAI POR SER ALCOOLATRA, ELA PROVACAVA ESSE PAI COM RESPOSTAS ATREVIDAS.UM DIA CHEGOU A BEBER COM ELE TRÊS DOZES DE CACHAÇA PARA FAZÉ-LO ENTENDER QUE ELE NÃO A AMENDRONTAVA.

TAMBÉM ENCONTROU UMA MÃE SUJEITADA A TODAS AS MANIAS QUE UM ESPOSO ALCOOLATRA TEM. REFUGIADA, PORÉM DETERMINADA A CRIAR AS CINCO FILHAS. TRABALHADORA, GUERREIRA, PEQUENINA, NO SEU UM METRO E QUARENTA E CINCO CENTIMENTROS NADA DIZIA E TUDO SENTIA.

ENCONTROU A MORTE DO MEU ÚNICO IRMÃO, POR ACIDENTE. COM ISSO A FAMÍLIA COMPROU UMA CASA. A MENINA FOI MORAR EM OUTRO BAIRRO, FOI SER BABÁ, COMEÇOU A CONHECER A VIDA, E AOS DEZ ANOS JÁ TRABALHAVA TAMBÉM COMO COSTUREIRA PARA UMA FÁBRICA DE COECAS MASCULINAS (tipo samba canção) EM CASA SOB A VIGILÂNCIA DE SUA MÃE, JUNTO COM A IRMÃ MAIS VELHA.

ENCONTROU SUA IRMÃ QUERENDO ESTUDAR E O PAI PROIBINDO NEGANDO O DIREITO DELA DE IR A ESCOLA, TAMBÉM NÃO PODIA NAMORAR, NEM VESTIR CALÇAS COMPRIDAS. (coisas da época) ENCONTROU OTRAS IRMÃS QUE NADA ENTENDIA DO QUE ESTAVA ACONTECENDO E A VIDA SEGUIA SEU RUMO. DERREPENDE TEMPOS DEPOIS...

EPA! SUA MÃE COMEÇOU A SE MANIFESTAR A DISCORDAR DE ALGUMA COISA!(Esse lixo eu tenho que encontrar) PERDEU SUA INFÂNCIA MEIO SEM CARINHO, SEM AMOR COM MUITAS NEGAÇÕES E DIFICULDADES, MAS... SEI LÁ DEREPENDE AOS DOZE ANOS JÁ ESTAVA NAMORANDO ESCONDIDO UM RAPAZ QUE TINHA DEZOITO ANOS. OPA! ELE ENSINOU A ESSA MENINA A GOSTAR DE LER E ESCREVER E OLHAR O MUNDO DE OUTRA FORMA. (Ronaldo Araujo).

(Vou mexer mais nessa lixeira).

VIVEU TODA ADOLESCÊNCIA TRABALHANDO E ESTUDANDO E AJUDANDO A SUSTENTAR A FAMÍLIA. NA JUVENTUDE, VÁRIOS AMORES INCORRETOS, MUITAS DESCOBERTAS, MORTE DE SEU PAI A RENOVAÇÃO DE SUA MÃE, IRMÃS CASANDO E A VIDA SEGUE SEU RUMO. NO SOL DE CADA DIA.

AOS VINTE E DOIS ANOS CONHECEU SEU MARIDO E A FAMÍLIA DELE, TOTALMENTE MAIS (LOUCA) DO QUE A SUA, PORÉM A MÃE DESSA FAMÍLIA QUEBROU TODAS AS REGRAS IMAGINÁRIAS PARA NÃO PERDER NENHUM FILHO VEJA BEM TODAS AS REGRAS (tenho vários escritos dessa mulher) ESSE MUNDO FACINOU ESSA MENINA, BRIGAS, DIFICULDADES, FALTA DE TUDO, MENOS... AMOR

AMOR SEM SER DITO APENAS SENTIDO, DA PRA ENTENDER.

BEM... PASSADAS DUAS DÉCADAS COMEÇOU A ENTENDER QUE A MENINA NÃO TINHA UM PAI ALCOOLATRA, TINHAM UM PAI QUE SOFRIA DE DOENÇA DO ALCOOLISMO, QUE ELA ERA INOCENTE E SUA REVOLTA ERA NORMAL. QUE SUA MÃE NÃO TINHA MATURIDADE PARA FAZER DIFERENTE ATÉ QUE ACORDOU COM A AJUDA DA PRÓPRIA VIDA E DO SERIADO MALU MULHER (isso é particularmente verdade) DEIXOU DE LADO UM POUCO SUA FAMÍLIA BIOLÓGICA E FOI VIVER EMOCIONALMENTE A FAMÍLIA DO MARIDO.

(AI! Comecei a mexer mais na lixeira) E PERCEBEU QUE TUDO QUE ESTAVA LÁ PODE SER TRANSFORMANDO EM RESCUNHO E PASSADO A LIMPO (eita) (ainda bem), POÍS ELA FOI ARRUMAR SEUS PERTENCES DA VIDA E FEZ DE CADA RESCUNHO UM CONSERTO, PERCEBEU QUE TRANSFORMOU EM VITÓRIAS, AS DO PÓDIO DA VIDA, SÓ QUE COM CONQUISTAS DIÁRIAS E SEM MUITOS APLAUSOS.

AINDA BEM, VALEU A PENA COLOCAR NA LIXEIRA E DAR TEMPO DE MEXER, DEPOIS IMAGINA SE ESSA MENINA TIVESSE DEIXADO TUDO ISSO EM CIMA DA ESCRIVANINHA, EM NO GUARDA ROUPAS, PREGADO NA GELEDEIRA, NO SOFÁ, NO BANHEIRO,OU EM SUA CAMA E REMOESSE CADA NOITE QUANDO FOSSE DORMIR.

AGORA PERTENÇO AS DUAS FAMILIAS, POIS SOMEI O QUE DE MELHOR ELAS TINHAM E JUNTEI COM A MINHA VIDA, SÓ TENHO À AGRADECER, SEMPRE DARÁ TEMPO DE PEDIR DESCULPAS E MEXER NAS LIXEIRAS DA VIDA. NÃO É NADA FACÍL, MAS... BASTA COMEÇAR

PROCURE SUA LIXEIRA, VASCULHE SEUS PAPÉIS, FAÇA MODIFICAÇÕES, ACRESCENTE AS VÍRGULAS, RESPONDAS AS INTERROGAÇÕES,MUDE AS RETICÊNCIAS, NA VIDA NUNCA SE COLOCAR UM PONTO FINAL ONDE FICOU PENDÊNCIAS.O ALCOOL PARA LIMPARMOS AS MÃOS SERÁ SEMPRE NOSSA CONSCIÊNCIA.

FUI MUTANTE, FUI CAMALEOA, FUI COMO BAMBU,APRENDI, SABENDO QUE DOÍA, MAIS NADA PERDI, POIS HOJE MEXO EM MINHA LIXEIRA E CONSIGO ATÉ SORRIR.

O TEMPO SENHORES E A MATURIDADE QUANDO FAZEMOS A NOSSA PARTE SERÁ SEMPRE O NOSSO MAIOR PRESENTE E ALIADO.

ELIENE ALVES
Enviado por ELIENE ALVES em 06/05/2011
Código do texto: T2953411
Classificação de conteúdo: seguro