Não sou Mãe, sou Helena.
 
Desde quando meus filhos eram pequenos e começaram a me chamar de mãe, e a ter entendimento suficiente para apreender minhas palavras, lhes ensinei que não sou só mãe.
Carinhosamente expliquei:
-Meu nome não é mãe, meu nome é Helena, assim como você tem um nome, eu também tenho, você não é só criança, filho, menino ou menina, cada um tem seu nome e é uma pessoa que ocupa como os demais um lugar na família, assim como o pai que também é uma pessoa e não somente pai, irmão não é só irmão, também é filho, sobrinho e eu sou mãe, filha, amiga!
Sou uma pessoa independente, separada de você mesmo o tendo gerado, e você também é livre para ser o que quiser, não é apenas filho, acredite o mais importante é o amor que nos mantém unidos.Primeiramente quero que entenda que antes de tudo sou uma mulher, que nasceu cresceu, teve uma vida anterior a sua chegada e ainda tenho uma vida paralela a  sua.
Sou uma criatura com defeitos e virtudes, pelo fato de ser sua mãe não faz de mim uma maravilha de perfeição, como todo mundo, sou má, boa, amiga inimiga, justa ou injusta, minto, falo a verdade, amo e odeio, fiz sexo por prazer com a intenção de gera-los ou não,sou igualzinha as demais pessoas.
Portanto meu nome não é mãe, repito, é Helena, sou sua  mãe no sentimento que me liga a você, na minha dedicação, nas “broncas”, nos tapas na bunda “para tirar o pó”, no desejo de protege-lo de todo o mal e do amor extremado que lhe dedico. Só isso!
 
Eles me compreenderam e me compreendem... Parece que acertei...
Desempenhar o papel de mãe não é fácil, mas é gratificante quando o amor dedicado é retribuído.
O respeito e amor que os filhos devem ter pela pessoa que lhes deu a vida só virá quando a verem como realmente é, uma mulher, cheia de mazelas e virtudes, e não uma santa, descrita pela maioria, mas alguém em quem podem confiar e se entregar sem receio, e sentir seguança em suas mãos!
Tem mulheres que apenas sabem parir a cria e mais nada, mas essas são um capitulo a parte!
Mãe não é um titulo, não faz parte do registro de nascimento de uma mulher, é muito mais, é um nome, um sentimento que deve ser recebido por merecimento, não é de graça!
Ser chamada de mãe-amiga, mãe- confidente, mãe-socorro, mãe-me-dá-colo, mãe-Helena,é uma delicia, é ter a felicidade da colheita de um trabalho bem feito, mas que não acaba nunca...Ainda bem..
 
M.H.P.M.