Um olhar atento para a vida
Águida Hettwer
 
 
 Sob o olhar atento de Epicuro, podemos apreciar a formosura poética da vida, permitem-nos refletir sobre os verdadeiros valores da existência humana, incluindo o simples, o singelo, as amizades, os prazeres constantes que a vida nos dá de presente e que muitas vezes nos passa despercebidos.
 
 Estamos embutidos num superficialismo de preço exorbitante, das vitrinas adornadas dos grandes shoppings centers, compramos mais do que se precisa realmente, caímos na banalidade das futilidades, nos agarramos em detalhes sem importância, perdemos o foco, o primordial e a essência de vida onde paira a felicidade.
 
Fizemos de tudo, mas não tudo para ser feliz. E o que seria essa totalidade?-Viver o hoje, o ínfimo momento, desfrutando de cada milésimo de segundo, descobrindo que o dinheiro cobre grande parte das coisas materiais, entretanto, não é capaz de comprar nossa felicidade.
 
Apostamos na vida diariamente, nos projetos, nos compromissos assumidos a longo prazo, contudo, a única certeza, que temos é que caminhamos para a morte. E esta finitude onde somos vulneráveis, ainda é um grande mistério. Encaramos como tabu, evitamos falar da morte, e quando chega aos nossos entes queridos, tentamos mascarar a dor, remediar o que não têm volta, como se fosse proibido sofrer, no entanto o “luto”, também faz parte da vida.
 
Não entremos em pormenores, para nós após morte, continua sendo um verdadeiro mistério, subjetivo e singular, uma questão de fé, crença em vida eterna ou não, após a passagem terrena, quando assim, colocar-se-á um ponto final nesta fase, enfim saberemos. Até lá, que a vida não passe despercebida, fazendo alegoria a nossa frente e se der bobeira finge-se que não vê.
 
 
                                                                                                     08/05/2011