O Circo do Casamento Real

Depois de alguns dias do casamento real entre o Príncipe Willian e Kate Middleton na Inglaterra, o mundo deixa aquela espécie de marasmo, de pasmaceira coletiva, para reassumir sua rotina.

Agora que a princesa já é uma das mulheres mais copiadas, suas roupas, seu penteado, a maquiagem - tudo - e que os sites de busca na internet orgulham-se em estampar sua foto como a da pessoa mais buscada, mais até do que Barack Obama, o que será que mudou?

Pessoas acamparam uma semana antes no caminho por onde o cortejo passou, só para garantir um lugar o mais perto possível das “celebridades”. Daí eu me pergunto – No que esse acontecimento tão aguardado e tão comentado mudou minha vida? - Nada?......talvez.

Para não dizer nada, digo que mudou a programação televisiva que costumo assistir ou as imagens nos sites da internet que costumo freqüentar e, mais nada.

Não troquei a rotina, não mudei de emprego, muito menos fiquei mais rica – quem dera...

Tudo continua na mesma, não só para mim, mas pra todos que acompanharam tão de perto o acontecimento. Então, por que eles acompanharam, por que perderam tempo acampando em frente à rua por onde os príncipes passaram, por que as pessoas no Brasil acordaram cedo para assistir ao casamento pela TV?

Talvez porque falte em suas vidas reais a fantasia, o sonho intangível de uma plebéia casando com um príncipe de verdade.

O sonho de desfilar em uma carruagem real, com cavalos reais e um cocheiro real, com um vestido que será admirado por milhões e copiado por milhares.

Será que isso importa? Não, claro que não.

O que importa é saber quanto se destina para a saúde em nosso país e não o quanto custou o vestido da princesa.

Quanto do meu dinheiro foi gasto com funcionários fantasmas da assembléia legislativa do Paraná deveria ter muito mais importância para mim, do que quanto custou a festa dos príncipes para a coroa britânica.

Quanto vai para a educação no Brasil é muito mais importante do que o valor do anel de noivado dos príncipes.

Mas, por que não são essas notícias que preenchem os noticiários brasileiros? Por que não se mostra na internet o rosto dos culpados pelos desvios? Porque essas notícias não têm graça, não transportam sonhos, então não merecem lugar no picadeiro.

Por que as pessoas no Brasil não acordam cedo para saber quanto de imposto está sendo recolhido e não chega aos hospitais ou escolas públicas, ou a estradas, saneamento básico? Será que o famoso pão e circo que adormece nosso povo está sendo gradativamente substituído? Será que as pessoas ainda não perceberam que estamos nos conformando apenas com o circo e nos esquecendo do pão?

Elayne Sampaio
Enviado por Elayne Sampaio em 09/05/2011
Código do texto: T2958568