Saber pensar

Nós somos um arsenal, só não sabemos aproveitar tudo que Deus nos disponibiliza. Temos todos os instrumentos necessários para criar tudo que se possa imaginar. Temos a inteligência e o percentual que dela aproveitamos, é mínimo.

Imitamos demais. Gestos, palavras, pensamentos. Quantas pessoas lêem jornais e só repetem as notícias lidas, sem darem-se ao tempo de dar-lhes uma interpretação própria. Sem refletirem e tirarem suas próprias conclusões.

Lemos livros que sejam citados na mídia, por não querermos “ficar por fora”, não por convicção. Já participei de grupos que comentavam sobre um grande campeão de vendas. Algumas pessoas falavam como se o livro tratasse de um assunto real, outras que afirmaram entusiasticamente terem-no lido, e quando questionados sobre sua opinião a respeito, emudeceram, pois apenas o haviam lido. Não refletiram sobre o tema abordado.

De certa forma, somos avestruzes. Participamos, mas continuamos com a cabeça enfiada na terra. Somos meros espectadores, na maioria do tempo. E temos potencial para sermos criadores.