Como identificar um amor de verdade?

É hábito de toda mulher pensar no amor quando se está apaixonada. Quando sentimos algo muito forte por alguém tentamos a todo instante significar este sentimento.

Normalmente as primeiras vezes em que a gente acredita estar apaixonada, na verdade o sentimento não passa de uma atração física misturada com um pouco de carência afetiva e uma pitada de insegurança. Mas como fazer então para saber se ele é o cara certo?

Nesses devaneios contínuos, e nas insistentes tentativas de encontrar o príncipe encantado, acabamos fantasiando e criando um personagem que se aproxima da perfeição de nossas necessidades afetivas. Aí mora o perigo: a pessoa ideal só existe em nossos sonhos e todas nós desejamos alguém que exista de fato.

Então, como saber se a pessoa que está ao nosso lado é ou não parte do que queremos ter pro resto da vida? E, principalmente, como saber se o que sentimos é amor de verdade?

Primeiro passo: questione-se. Olhe para a pessoa que você tem ao lado e imagine ter uma vida feliz sem ela. Você consegue? Importante: não pense na vida que você teve antes dela, se foi ou não uma vida feliz, não importa; o que interessa aqui é saber do seu futuro.

Segundo passo: experimente. Tente ficar mais de 24 horas sem saber qualquer notícia de quem você tem ao lado. Você se sente bem? Ou fica imaginando o tempo todo como deve ter sido o dia dela e porque ela não deu nenhum sinal de vida... você fica ao menos um dia sem pensar na pessoa que está ao seu lado?

Terceiro passo: teste. Tente ficar longe da pessoa que você acredita amar por um determinado período de tempo. Viaje, conheça outras pessoas e anote em um papel o numero de vezes que você ficou sem se lembrar do rosto, da voz ou do jeito daquela pessoa especial por mais de duas horas. Anotou? Não? Vixe...

Principal: compare. Procure em outras pessoas as características de quem você acredita que possa ser o amor da sua vida, você encontra? Ou você, mesmo estando com outra pessoa, fica se lembrando das coisas que vocês passaram juntos, dos gostos que dividiram, das conversas que tiveram e de como sua vida fica melhor quando ela/ele está ao seu lado?

Pessoas, normalmente o amor da vida da gente não é uma pessoa perfeita, não concorda com tudo o que acreditamos e nem ao menos se aproxima da pessoa que temos em nosso ideal. Amor não existe para nos satisfazer, mas para nos completar.

Quando você encontra a pessoa que vai ser o seu amor da vida a primeira sensação com certeza é a de negação. Você sabe que aquela pessoa te preenche de uma maneira incrível e que cada detalhe de sua personalidade se encaixa no que você precisa, o que na maioria das vezes se difere daquilo que você quer e isso é muito mais que uma tortura.

Você se assusta pela possibilidade de ser inteiro, principalmente se passou tanto tempo sendo metade. Você se convence de que aquela pessoa não é o que você mais deseja, então nunca poderia ser a pessoa certa.

Você se convence tabém de que aquela pessoa que tem estado ao seu lado em todos os momentos, com quem você passa horas conversando sem perceber que o tempo passou e que amanhã você tem que acordar cedo e que já são duas horas da manhã e o papo ainda não terminou, nunca vai ser a pessoa certa pra dividir o resto dos seus dias; e que na verdade os cuidados e carinhos que ela/ele tem por você não fazem diferença pra sua vida, porque você consegue suprir esta falta com outras coisas menos intensas.

Você entende que a vida vai ficar mais fácil se não se entregar para um sentimento tão forte, porque há muito tempo você preferiu mergulhar no que pensa que deseja pra sua vida e se esqueceu de prestar atenção nas pequenas coisas que realmente fazem esta vida valer a pena.

E quando por fim você entende que aquela pessoa não é o que você quer e passa a ignorar que cada momento que passaram juntos, cada vez que sorriram juntos; e cada coisa que compartilharam não faz mais diferença pra sua felicidade, você enfim entende que precisa se distanciar.

Neste instante você acredita mesmo que vai esquecer todos aqueles momentos, e até se sente bem por ter se libertado de alguma coisa que te atrapalhava. Durante um certo tempo sua vida fica até mais leve, você consegue sorrir e até se envolver com outras pessoas, mas conforme este tempo passa e você vai percebendo que as outras pessoas com quem você se envolveu não te conhecem direito e não poderiam nunca ser a sua pessoa especial, por que vocês não conseguem conversar sobre nada que te faça sorrir de forma verdadeira .

E você se pergunta: “E agora, será que ainda pensa em mim?” “Será que ainda há tempo para recuperar o que era completo?” E você pensa em reconquistar a sua pessoa especial de todas as formas, porque percebeu que tudo o que vocês passaram juntos fazia mais parte do que você precisa pra sua vida do que imaginava. E você, burra, deixou isso escapar por medo. Agora você tem mais medo ainda de não ser aceita, porque enfim percebeu o tamanho desse sentimento e o quanto ele é importante pra sua felicidade.

Bom, feliz ou infelizmente, tenho a certeza de que muitas pessoas que estão lendo este texto agora conseguem se identificar de alguma forma com esta situação. Algumas estão do lado de alguém especial, outras são o alguém especial. Mas para todos os casos, gente, não importa se passaram dias, meses ou anos; se você encontrou alguém que deixou sua vida com um pouco mais de cor; alguém que gosta de você sem te pedir nada em troca; uma pessoa com a qual você pode dividir todos os seus gostos, e que pode ficar ao lado dela de bermuda, camiseta e rabo de cavalo, sem fazer esforços para conquistas (que, diga-se de passagem, sempre deixam um vazio no final). Alguém com quem você pode simplesmente ser você de verdade, sem ter medo de que isso não baste para fazer a outra pessoa feliz, então não duvidem, esta é a sua pessoa certa.

O amor pode muito bem nascer de uma amizade, mas dificilmente restará uma amizade no acaso do final do amor. Não deixem a pessoa especial de vocês escapar. Dificilmente vocês encontrarão outras.

__________________________________________________________

Dedicado a uma amiga que, assim que ler, vai me ligar eufórica e irada por ter publicado isso no recanto, mas... espero que ajude!

Anja do tempo
Enviado por Anja do tempo em 10/05/2011
Código do texto: T2960874
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.