Reajuste salarial dos professores

Me tirem uma duvída:

PROFESSORES (MAIO 2011)

O PL garante as professoras e professores da rede pública do DF o valor total do percentual de reajuste do repasse do índice do Fundo Constitucional, dividido em três parcelas. A primeira, de 6,36%, será paga em uma folha suplementar. A segunda, de 4,78% será paga no mês de setembro. No total os professores terão o repasse de 13,83%, sendo que a última parcela de 2,69% será paga em março do ano que vem.

DEPUTADOS (15/12/2010)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, a proposta que reajusta o salário de parlamentares, do presidente da república, do vice-presidente e de ministros para 26,7 mil reais - valor recebido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, o atual teto do funcionalismo público. A matéria segue para o Senado, que também deve aprovar a medida ainda nesta quarta-feira.

A aprovação se deu graças a uma articulação entre as lideranças de todos os partidos - exceto o PSOL. Por 279 votos a favor, 35 contra e 3 abstenções, os deputados haviam aprovado a tramitação do texto em regime de urgência, o que deu celeridade à aprovação.

O reajuste corresponde a um aumento de 61% para os parlamentares, que hoje recebem 16,5 mil reais. A medida pode criar um efeito cascata, já que o salário dos deputados estaduais e dos vereadores é vinculado ao dos federais.

APOSENTADOS DO INSS

Reajuste dos aposentados será de 6,41%

Aumento é bem menor do que o concedido a parlamentares, de 61,83%, a ministros, de 148,63%, e a presidente da República, de 133,96%

Enfim:

• Para ser deputado, senador, presidente, ou qualquer um destas classes, é preciso saber ler e escrever?

Se é necessário:

• Quem os ensinou?

E os aposentados:

• são os pais destes parlamentares?