A ROSA E O ESPINHO

UM DIA, UMA ROSA PERGUNTOU AO ESPINHO:

- Por que me julgas a melhor de todo o jardim?

E o ESPINHO sem graça, quase indolente lhe respondeu:

- Por que perguntas majestade? Se sabes que és a Rainha de todas as flores dos jardins?

A ROSA com um olhar cético fixou-o e tristemente lhe falou:

- Meu caro ESPINHO, as coisas nunca mudarão, a justiça não poderá fazer jus as pessoas merecedoras, enquanto pensarem como você, que ainda avalia as pessoas pela aparência simplesmente.. sou majestade dentre as flores é bem verdade, mas é porque,assim o homem impôs.

Todos que se aproximam de mim, vêm em busca de seus prazeres, pois querem se deleitar no perfume que posso exalar ou na minha aparência formosa a qual encanta a todos!

O ESPINHO resoluto, continuou:

- Em que aspecto isso é tão ruim?

A ROSA mais desapontada ainda lhe respondeu:

- E minha alma? meu interior? as emoções contidas em meu âmago?

Ninguém conhece a fragilidade que está por traz de minhas aveludadas pétalas...

O ESPINHO ficou profundamente preocupado, descobrira naquele instante que nem tudo é como parece ser. E entendeu que ele, apesar de não ser requisitado, não andava tão amargurado como ela. Percebeu também que havia a tratado com muita sequidão e antes que as pétalas sensíveis da ROSA viessem a se espedaçar, o ESPINHO com seu vigor e caráter inatingível, propôs a ROSA a protegê-la e falou-lhe com muita mansidão, como nunca havia falado, entoou belas canções para ela, as mais lindas que existiam, ela precisava ouvi-las e se alegrou, e suas palavras do ESPINHO foram mais ou menos assim:

- Minha cara amiga, tenho algo a lhe confessar:

Sempre achei você sensível demais, indefesa, quase incapaz, por isso me dispus a lhe proteger, mesmo sem você saber, ficando bem pertinho de você, para que todos pudessem ver, QUE TOMO CONTA DE VOCÊ!

E possivelmente, antes que a carreguem, é necessário que se espetem primeiramente em mim, só assim a respeitarão mais e medirão todos os esforços até chegar a você e de mim não esquecerão jamais, e quando tocarem em você, saberão valoriza-la, sou ESPINHO, é bem verdade, mas estou sempre a lhe proteger!

A ROSA, muito satisfeita, transbordava dela agora, uma alegria nunca vivida antes, aconchegou-se mais ao espinho e prontamente respondeu-lhe:

- É AMIGO, sei que muitos não percebem, mas em áridos terrenos, de formatos incompatíveis, pode nascer flores lindas, eu como ROSA posso permanecer vivendo com você ESPINHO, sem me machucar e se por acaso ou engano você vier a me machucar, por amor serei capaz de nem sentir a dor! POIS SUA EXTREMA DEDICAÇÃO A MIM, MESMO SEM EU SABER, POR TODOS ESSES ANOS DE CONVIVÊNCIA E SUAS AÇÕES EM ME DEFENDER, PROVOU SEU CARÁTER E VALOR!

- Para nós seres humanos, os espinhos nos espetam a cada dia, às vezes muito nítido, às vezes no oculto, mas muitos deles até nos protegem. Vivemos num único lugar "Planeta Terra", mas praticando diferentes coisas, com diferentes pensares, com sentimentos invisíveis, que são capazes de incomodarem, PORQUE SÃO AFLORADOS ATRAVÉS DE NOSSAS AÇÕES, ELAS É QUEM VÃO DIZER QUEM SOMOS NÓS!

DEVEMOS ATENTAR PARA ALGO IMPORTANTE:

NOSSAS AÇÕES FALAM MAIS DO QUE NOSSAS PALAVRAS...

Lúcia Alves
Enviado por Lúcia Alves em 11/05/2011
Código do texto: T2964269