CARNE DE AVESTRUZ - UMA DELICIA !!!!

- Hoje recebi uma ligação de um grande amigo. Após alguns meses afastado ele resolveu a ligar e fez a seguinte pergunta: Costa, quando faremos aquele almoço supra sumo, porque quero convidar a turma para degustarmos aquela carne de avestruz que você sabe fazer, tenho 10 quilos aqui no congelador!!! Depois de conversarmos outras coisas do escritório, fiquei de dar o retorno apontando o dia do almoço.

- Ao desligar voltei o meu pensamento para o dia deste almoço: Sou um cara que faço de tudo dentro de uma cozinha: aprendi a cozinhar na beira do rio, usando urtiga para amolecer carne de terceira, queimando arroz para sobrar rapa e colocar a panela dentro do rio e pescar peixe que entrava para comer o resto, sapecando o peixe de forma que a parte mais mole era o rabo e a cabeça, torrando a carne de maneira que o pedaço macio era o osso e fazendo café cheio de formigas cabeçudas, dando um gosto diferente.(quando meu avo : dizia coitado de nós estaremos mortos quando ele ficar bom...mas o garoto leva jeito, meu pai: sim leva jeito para matar todo mundo de fome..ahahahah !)

- Assim, depois de alguns anos, cataloguei e levei os conhecimentos de graduação culinária ecológica para a civilização e deu certo. Hoje eu cozinho ótimos pratos, quando eu quero e me da vontade.

Neste bendito dia eu cheguei no escritório e a turma estava falando de assados, fiquei assuntando, uns diziam que o assado de ave e mais gostoso outros diziam que o de caça é melhor e quando me perguntaram eu dei aquela aula, considerando que os bons assados são aqueles que ficam no mínimo 24 horas no tempero e adoram o fogo médio...

- Foi quando um gritou: aposto que ninguém aqui sabe fazer carne de avestruz, um falou de uma forma outro de forma alguma, mas no final todos olharam para mim, é disseram : o Costa é que vai fazer os 5 kg de carne de avestruz, como todos apoiaram, eu fiquei com cara de quati, apenas respondi, marca o dia que esta tudo bem.

- Fiquei preocupado, havia cozinhado muitos tipos de carnes inclusive de tiú (especie de um jacaré), mas de avestruz??? quase 80 reais o kg, se eu estragar??? marcamos para uma sexta, tudo certo, cheguei bem cedo, a carne estava descongelando, peguei minha peixeirinha de furar buchinho de cabra safado e folgado, e comecei a cortar a carne em cubos, cada porção eu passava um tempero que eu preparei com ervas, sal, alho, cebola, salsa desidratada, noz-moscada e outras especiarias. Os meninos ficavam de olho, perguntando e eu esticando a conversa e colocando tempero para enaltecer o meu trabalho.

- Deixei repousar umas 2 horas os picados, peguei uma frigideira grande de ferro e coloquei manteiga de leite e um pouco de óleo, quando estava bem quente eu fui colocando os nacos de carne, espalhando os pedaços por igual, submerso parte na manteiga, virando depois de dourar a parte, até concluir toda a fritura, retirei a carne e escorri um pouco da manteiga, joguei uns pedaços de carne para fritar e fazer a cama bem escura no fundo da panela, adicionei um pouco de vinagre branco (para soltar o fundo), cebola, cheiro verde, azeitona sem caroço e tomate, e deixei ferver por alguns minutos para engrossar o molho (colocando mais meio copo de vinho tinto seco), ficando um molho picante grosso e escuro.

- Peguei uma travessa grande colorida coloquei a sua volta, folhas de alfaces picadas finas e agrião, com pedaços de morango cortado bem pequeninho, alojei no meio os pedaços de carnes fritas e derramei o molho bem grosso por cima da carne vermelha escura, macia e bem temperada.

- Fiz um arroz com azeitona preta, alho e azeite, mais um tutu goiano bem apimentado, salada de tomate pequenos, pepino japonês com as mine cenourinhas.

- Resumo da ópera, realmente eu fiz aquele almoço, no final infelizmente, me ligaram, tinha audiência urgente, logo mais, não poderia ficar para saborear o prato, coisas de advogado cozinheiro, ficando registrado na historia da culinária goiana, o advogado que trata com muito carinho e amor uma macia carne de avestruz !!! OBS: NADA É TÃO DIFÍCIL QUANDO VOCÊ TEM OPÇÃO NAS RESOLUÇÕES.....APENAS PARA REGISTRAR UM MOMENTO CULINÁRIO E ENSINAR UMA RECEITA CÁ DA TERRINHA (ESTA RECEITA SERVE PARA TODOS OS TIPOS DE CARNE VERMELHA, QUEM QUIZER TENTAR !!!!) BOM LA PETIT...

Kulayb
Enviado por Kulayb em 13/05/2011
Código do texto: T2967973
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.