ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

A frase é tema de filme, letra de música e retrata o passar do tempo. Mas também nos remete à seguinte reflexão: não somente “assim”, mas “para onde” caminha a humanidade?. No dia 1º de março deste ano, ouvi noticiário sobre a execução, por meio de injeção letal, de um americano de 32 anos e que há l0, teria assassinado um casal de brasileiros. Embora permaneça com a minha inabalável convicção contrária à pena de morte, o fato em si não teria repercussão maior se considerarmos não se tratar de nenhuma novidade em alguns Estados Americanos. Estarreceu-me, no entanto, o fato da família das vítimas terem presenciado a execução e ainda mais o depoimento de um de seus membros que se manifestou dizendo que “finalmente as feridas estavam fechadas”. Até onde aprendi, o perdão fecha feridas, cicatriza. Execução, não. Levanta-se mais uma vez a questão quanto ao significado objetivo, não filosófico, das ações designadas como: justiça, vingança, misericórdia, perdão, etc. Para mim, a Palavra de Deus será sempre “a referência”. Nela me baseio. Jamais a palavra, a atitude, ou pensamentos de homens. Por mais doutos que sejam. A primeira coisa que me veio à mente, foram os ensinamentos de Cristo quando diz: “amai a vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam” (Lucas: 6:27 e 28). Utopia? Algo impossível? Não. Deus não é utópico. Ele assim ensina porque primeiramente nos deu prova disso, quando nos perdoou e nos perdoa apesar de todos os nossos crimes. O salário, ou seja, o pagamento, a conseqüência do pecado é a morte. Esse era o nosso destino. E todos pecamos. Mas o dom, a dádiva, a graça, a misericórdia, gratuita de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus (Romanos:6:23). É muito bom saber que tenho todos os meus delitos perdoados: os que cometi e os que porventura, pela minha natureza humana, ainda venha a cometer. Isso leva-me a buscar uma vida de mais retidão diante de Deus e de perdão para com os outros. Espanto maior saber que atitudes como essa noticiada, procedem de uma sociedade que se diz Cristã. Melhor seria que cada um se assumisse de uma vez, porém sei que isso só no juízo final. Por isso, com todo (ou nenhum) respeito aos de posicionamentos contrários, repito, mesmo correndo o risco de ser titulado de “chato”, que o perdão fecha feridas. Execução, não. E assim caminha (para onde?) a humanidade.