Estados Unidos em crise – de novo

A nação que usufruiu da desgraça alheia para se autodeclarar a nação mais desenvolvida do mundo vive sua pior crise financeira até hoje. Os Estados Unidos sempre foi o símbolo da ostentação, da riqueza, do poder. Os líderes estadunidenses são reconhecidos mundialmente como os líderes mais poderosos e influentes que existem. Uma decisão errada e o mundo todo sofre.

Depois da crise de 2008, os Estados Unidos viveu grandes mudanças. O primeiro presidente negro de sua história, mudanças no regime tributário e redução de custos. Tudo parecia ter sido resolvido. As pessoas voltaram a comprar. Gastavam compulsivamente. Os preços não paravam de subir e tudo que os jornais publicavam é que a situação estava controlada. O que dizer da declaração do presidente ainda esta semana?

A recessão que todos esperam nos Estados Unidos afetará não só o próprio país bem como outras nações. O Brasil poderá ser afetado com tudo isso. As importações somam bilhões anualmente e o Brasil precisa importar para se manter competitivo. No final das contas, quem paga a diferença somos nós, os consumidores.

Quando tudo isto vai parar? Será que algum dia os americanos vão saber gastar seu dinheiro sem extrapolar? Talvez devessem começar pela comida. Os americanos comem em media quarenta por cento a mais do que qualquer outra pessoa no mundo. Se compararmos a muitos países da áfrica então a diferença sob radicalmente. O desperdício, a vida corrida... Tudo isso acaba gerando gastos desnecessários. Outro ponto importante é a manutenção das tropas. Manter um pelotão custa bilhões aos cofres americanos. Será que isso vale mesmo a pena? Promover guerra, não garante a paz.

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 16/05/2011
Código do texto: T2973052
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.