O JARDIM DA VIDA

Debrucei-me na janela e vi o TEMPO que transitava apressado, mesmo assim, convidou-me para acompanhá-lo a um lugar distante. Fui com ele, caminhamos por ruas ladeadas de flores que nos aromatizava a cada instante e as borboletas em grupos, lindamente alegres nos beijavam a face.

No caminho encontramo-nos com o ACASO, tinha em sua tez o vigor da mocidade, era lindo e imponente, com ele me envolvi precocemente, mas o TEMPO veementemente me chamou a atenção, despertando-me de um desejo não realizado, mas fielmente ao meu lado ele me ofereceu seu ombro.

Alguém acenou festivamente para mim, era a ESPERANÇA, com muitas violetas a me presentear e disse-me: "Tome-as, colhi todas no JARDIM DA VIDA", fica na outra avenida, é importante você ir. E quando você lá chegar, observe se a terra está regada, cuide bem daquele jardim.

Fomos pela curva do DESTINO e nos acompanhou uma adolescente, cujo nome era JUVENTUDE, que levava duas bagagens, uma em cada mão, as mesmas eram bastante pesadas, essas bagagens eram compostas de SONHOS, que ainda iriam vingar, pois tinham acabado de nascer. Ela os levava com muito cuidado.

Cheguei com todos lá, convidei todos a se sentarem comigo naquele imenso jardim. O primeiro que sentou-se foi o TEMPO, olhou-me com afeto e acariciou-me a face, leu para mim um breve discurso: "Amiga, hoje a vida entrega-te o seu jardim, para que você cuide dele, às vezes as flores por aqui murcham , a terra sem rega chega a secar, e as muitas borboletas sem néctar para se alimentar também morrem, você é muito importante neste lugar...

E assim, cada um me dedicava uma reflexão. Em segundo lugar falou-me o ACASO dizendo-me assim: "Cara amiga, eu muitas vezes apareço, mas nem sempre fico, porque sou extremamente inconstante e não me prendo a nada nem ninguém, mas te desejo paz e felicidade".

Depois foi a vez da ESPERANÇA, ela me falou: "Conheço bem esse lugar, já acompanhei muitos até aqui, que não souberam nem me agradecer, todavia, os abandonei, por isso, espero que isso não se repita com você".

Quando chegou a vez da JUVENTUDE, ela não sabia o que me dizer, colocou em minhas mãos suas bagagens e disse-me assim: "Fiquem com tudo isso para você, eu não saberia o que fazer com eles, pois ainda sou muito jovem, apenas sei, que se você não edificá-los, com certeza eles irão fenecer.

Fiquei a contemplar cada palavra proferida, respirei fundo, eu já estava um tanto cansada e confusa.

Nesse meio tempo, descobri que no jardim havia uma pessoa muito especial, que me ajudaria a zelá-lo, apressei-me ao seu encontro e logo me apresentei, era uma jovem senhora, de cabelos dourados, queimados pelos raios do sol, fisionomia serena e a voz tão branda como a brisa do mar, seus dedos refletiam a douçura de seus gestos e lentamente falou-me: "Querida amiga, seja bem-vinda aos encantos mais profundos da vida, sou JADINEIRA e irei ajudá-la, ensinando-lhe as técnicas de sobrevivência, sou eu quem cuida dos pormenores desse jardim, é necessário me seguir, meu nome é IDADE, logo, logo você me pedirá ajuda, pois com a experiência que tenho, todos costumam me chamar por aqui. E aquelas palavras foram as que mais me acalmaram, tranquilizou minha alma, pois quando criança, aprendi com meus pais, que devemos sempre ouvir quem tem experiência, são pessoas que carregam um legado riquíssimo de sabedoria.

Olhei para o TEMPO, tentando interpretar a sua opinião e ele prontamente me falou: "É verdade amiga, você deve tê-la como aliada, é melhor para você, mas se a rejeitares, com certeza muitos danos ela causará em sua vida.

Depois de tantos comentários, reunir todos, e declarei o meu desejo de retornar àquela janela onde eu me debruçava sem nenhuma preocupação, mas o TEMPO me repreendeu e resoluto me falou: "Você me acompanhou, não pode mais voltar, você sabia que sou peregrino, não tem mais o que fazer, trate agora de se adaptar.

Como não tinha outra alternativa, passei a cuidar daquele jardim, com a IDADE sempre por perto, cerceando meus passos, ensinando-me o que fazer, meu cuidado era absolutamente especial, mas aquele jardim, muitas vezes morria, logo a ESPERANÇA aparecia e o regava todos os dias, e no meio das lindas flores, ervas daninhas nasciam. Fiquei muito preocupada com essa possibilidade.

Eis que me chamou a atenção uma senhora de cabelos tão alvos como a neve, seu olhar expressava segurança e sabedoria, ela estava do outro lado do jardim e todos paravam para cumprimentá-la, percebi seu grande carisma. Fui ao seu encontro, porque seus lentos passos faziam com que tardasse a chegar junto a mim. Me apresentei rapidamente, falei-lhe que havia assumido um cargo muito importante naquele dia, era agora CUIDADORA daquele jardim, e ela sem fazer nenhum espanto, disse-me assim: "Filha, sou a mais antiga CUIDADORA, meu nome é VELHICE, quero parabenizá-la pela posição que hoje você assume, provavelmente a IDADE já lhe passou muitas informações, creio que você já aprendeu muitas lições, mas ainda quero lhe passar a mais importante de todas. Peço-lhe que quando for arrancar as flores deste jardim, não as queira somente para ti, outros ainda passarão por aqui, haverá de ter flores para todos, portanto, imediatamente vá semeando todas as sementes que delas cairem, essa atitude ajudará ao próximo e com isso você estará protegendo o seu futuro, para quando o meu posto um dia você vier a assunir, TERÁ NOVAMENTE, O PRAZER DE VIVER ENTRE AS FLORES!

ESTA HISTÓRIA RETRATA A TRAJETÓRIA QUE PERCORREMOS DESDE O INÍCIO DE NOSSAS VIDAS, QUANDO AGREGAMOS SONHOS, ESPERANÇA, CONHECIMENTO, E ACREDITAMOS NO AMANHÃ, NAS PESSOAS E O MAIS IMPORTANTE É, QUE NOS MOSTRA QUE AS SEMENTES QUE PLANTAMOS HOJE, COLHEREMOS EM FORMA DE FRUTOS AMANHÃ (GALÁTAS 6:7).

Que você consiga aplicar essa mensagem em seu coração!

Lúcia Alves
Enviado por Lúcia Alves em 16/05/2011
Reeditado em 17/05/2011
Código do texto: T2973992