CRÔNICA #074: MÚSICA – A SINFONIA DA VIDA


A vida é semelhante a um concerto musical, onde assistimos à execução de uma bela sinfonia em múltiplos atos ou movimentos. Uma rapsódia de ritmos e cadências variadas, não uniformes, mas harmônicos entre si, qual uma suíte em biorritmo.

Quanto ao tempo, ora ondula entre binário, ora em ternário, quaternário, de tempo composto ou misto. Essa variedade só nos leva a um colorido sonoro enriquecendo o panorama vital.

Da capo e al segno só mesmo no campo da memória onde viajamos nas lembranças, quer ruins, quer boas. Os bons momentos com prazer a eles recorremos, mas sempre esbarram num al Coda que, fatalmente nos trazem de volta à realidade. Os ritornellos, recorrem às rotinas, tarefas que se repetem quotidianamente. Estes vão-nos moldando pouco a pouco até que estejamos aptos para novos ritornellos, ou seja, novos desafios.

Os ornamentos são outros que dão graça à música. Devemos passar glissando ou em rasqueado pelos problemas, fazer arpegios ou acordes nos momentos mais agradáveis. Talvez tentar uns dissonantes nos mais difíceis, aprendendo com as dificuldades. Mas há muitos momentos que o melhor é silenciar, dar pausas intercaladas ou não. De repente, entrar em cena com tudo, num ataque vibrante.

Enfrentaremos momentos andantes com característica lentidão, mas faz parte do ritmo da vida. Outros, de allegro moderato a vivace. Alguns momentos estaremos como que em fuga, passeando entre os instrumentos, colorindo a obra com pequenos toques em stacato, pizzicato, piano, forte, fortíssimo. Certamente teremos vezes de andamento em compasso de numeradores ímpares os quais darão mais colorido ao viver.
 
Devemos estar preparados para dançarmos conforme o ritmo, aprendendo em cada experiência ou circunstâncias que viermos atravessar.

 


GLOSSÁRIO:

Rapsódia - 
Rapsódia é uma composição livre que obedece características especiais ou clássicas, é uma justaposição, de escassa unidade formal de melodias populares e de temas conhecidos, extraídos com frequência de óperas e operetas. Também pode ser associada a uma peça próxima ao improviso, com fulcro em temas de inspiração folclórica ... recitação de um poema (épico, geralmente), como ocorria na Grécia antiga; episódio de poema homérico. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rapsódia)

Da capo – Implica retornar para o início da melodia (D. C.);
Al Segno – Implica retornar para o segno (sinal – Al S.);
Al Coda – Sinal de salto adiante (após um retorno Al S. Ou D. C);
Ritornellos – Sinais de início e final de repetição (||: e :||);
Glissando – deslisamento acedente ou descendente de uma noite a outra no teclado ou pisto;
Rasqueado – Deslizamento dos dedos ou palheta sobre as cordas de um instrumento de cordas.
Arpegio – ou dedilhado, a execução sequenciada das notas de um acorde;
Acorde – conjunto de 3 a 5 notas harmônicas.
Stacato – execução de uma nota, com o seu valor reduzido à metade do tempo;
Pizzicato – ou beliscado, é a execução das notas de um instrumento de cordas, lembrando um beliscado nas cordas.
Piano – toque de ataque suave.
Forte - toque de ataque forte.
Fortíssimo – toque de ataque muito forte.
Allegro - peça musical, de andamento vivo e rápido.
Moderato - não muito rápido.
Vivace - vivo, rápido, animado: allegro vivace.
Numerador - quantificador de compassos de um andamento.
Andamento - desenvolvimento melódico; movimento de compasso.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 18/05/2011
Reeditado em 19/01/2024
Código do texto: T2977150
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.