DEUS ME LIVRE!...

DEUS ME LIVRE!...

Sergio Pantoja Mendes

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, prepara-se para votar e aprovar, um desses projetos típicos de quem não têm o que fazer

(no caso das nossas "otôridades", têm, mas não fazem...). Trata-se na verdade, da regulamentação de uma lei (ainda da época Cesar Maia), que cria a categoria de professor de ensino religioso. Pode? Segundo a Lei 9475 (22/07/97), que dá uma nova redação ao artigo 33 da Lei 9394 (20/12/96), o ensino religioso deve ser de matrícula facultativa aos estudantes, deve asegurar o direito a diversidade cultural/religiosa e deve vedar qualquer forma de proselitismo (doutrinação). Considerando que as aulas serão ministradas, com certeza, por pessoas de diferentes religiões, essa lei será respeitada? Considerando ainda, a exacerbação com que hoje os diversos segmentos religiosos, defendem com cada vez mais intolerância, as suas "verdades", será impossível que os tais professores, subordinados aos seus mentores religiosos, não tentem, de todas as formas, catequizar e doutrinar os seus pobres e confusos alunos, ainda que a nossa legislação proiba isso; o proselitismo.

É também uma possibilidade, que em função da intolerância atual entre as pessoas e em função da intolerância das religiões entre sí, nós venhamos a testemunhar, o confronto entre os professores e os alunos que tenham uma orientação religiosa.

Em minha opinião, nada mais dúbio e subjetivo, do que o ensino religioso. Logo, quais serão os critérios para a contratação dos professores? Quais as qualificações que serão exigidas, dos profisionais em questão? Além disso tudo, segundo a estimativa, 600 professores deverão ser contratados no período de três anos, a um custo que deverá chegar próximo dos R$ 16 milhões. Perguntamos então: Valerá a pena para o município, arcar com essa despesa? A relação custo/benefício, será compensatória? Será que haverá por trás de tudo isso, alguém realmente preocupado com a cultura e a educação ou isso é somente, uma maneira de difusão de uma religião, em detrimento das outras?...

Sergio Pantoja
Enviado por Sergio Pantoja em 18/05/2011
Código do texto: T2978575
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.