Histórias que meu avô contava.

Sob o calor das folhagens da frondosa floresta em que anuncia a sua presença a grande voz do Rio Paraguay, com troncos abatidos na dura lida diária, vão passando os MENSÚ.

Pobres seres primitivos, não são bons nem são maus...vida miserável do MENSÚ semi-selvagem...

Ele sabe que é humano pois pode dominar as bestas da fazenda.

Quase todos paraguaios, são os únicos capazes de executar a lida sob os raios daquele sol, escoltados, vigiados por sisudos vigilantes que vão gritando suas ordens com a mão repousada no coldre de sua arma.

Vão abrindo caminho na densa mata que volta a tecer teimosos filamentos retorcidos como fios, aproximan-se os carros de bois onde vão os milenares troncos abatidos.

Zigzagueiam os facões, estalam chicotes sobre o dorso das mulas, viajam os troncos como bélicos arietes, então a selva, passo a passo, vai entregando sua muralha.

Os MENSÚ, dessa forma, após indizíveis fadigas aproximan-se de uma clareira na selva onde está o grande porto no caudaloso rio. A partir deste ponto, as toras continuam sua viagem arrastadas pelo Alto Paraguai.

Vão viajando com a ajuda de alavancas, esforços e gritos prolongados

...gritos roucos e tristes que ecoam dos barrancos...

Finalmente, alinhados no canal que desce, homem e tronco desfalecem na água turva e calma, que entre lençois de espumas os acolhe maternal.

...novamente os esforços...novamente grito rouco...

Rompe o silêncio da tarde o apito do descanso.

...entre gritos, faíscas e fumaça desceu o último tronco para o calmo remanso...

E na terra calcinada pelo diurno sol de fogo se deixam cair, dominados por uma só vontade: DORMIR!

Apalpam suas misérias, e algo soa como prece em seus lábios infantis que nem mesmo sabem pedir.

Mas, DEUS ouve suas preces com divina displicência e tomando entre suas mãos a aboboda de cristal, a grande aboboda daquele céu, derrama sobre a indigência dos MENSÚ uma insolente pedraria

da noite tropical!

Pedro Gonzalez
Enviado por Pedro Gonzalez em 19/05/2011
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T2980132
Classificação de conteúdo: seguro