Ranzinzes ou Síndrome dos 60

Meus amigos, socorram-me, se puderem. A dúvida me assalta e parece que a essa altura da existência, ela se torna ainda mais cruel. Explico: tenho percebido algumas mudanças de atitude no meu temperamento. Calma, não se trata de nenhum desvio de conduta. Vou tentar exemplificar: alguém me recomenda um filme, um livro, ou outra qualquer coisa do gênero, com tamanho entusiasmo, que me leva a experimentá-los. Eis que, apesar de interessantes, não me provocaram a mesma reação. O problema será comigo? De repente sinto isso: passei a ser mais exigente com aquilo que vejo, ouço, leio, etc. E ainda tem aquele que os amigos consideraram um “jogão” e eu achei uma “pelada”. Será que vi outro jogo? Não sei exatamente se a mudança se deu no meu senso crítico, se é ranzinzes mesmo, ou ainda efeitos da síndrome dos 60.

Uma semana destas, fui a um culto ecumênico de formatura de minha filha. Creio que seria mais adequado chamar de “misculto ecumêncio”, pois a liturgia mais se assemelha a um misto de missa e culto. Tive que chegar as 18 horas para as fotos de praxe. O “misculto” estava programado para começar as 18:40, mas teve o seu início às 20:20 horas. Programação extensa: muitas leituras, músicas, reflexões dos digníssimos representantes dos evangélicos, católicos, espíritas e outras coisas que tais. Resultado: terminou as 22:20 horas. Confesso, sinceramente, que apesar das coisas interessantes(e até importantes) que foram ditas, por um bom tempo me senti impaciente, incomodado. Novamente pergunto: ranzinzes ou síndrome dos 60?

Mais teria para colocar. Mas não quero ocupar ainda mais os meus amigos. Só peço que, se desejarem, me ajudem.

Paulo Salles
Enviado por Paulo Salles em 19/05/2011
Código do texto: T2980319