CRISTINA JORDANO   X   ZÉLIA FREIRE
 
 
 
 
O PRECURSOR
 
Diz aí pensador,
O que você mais deduziu e não foi escrito?
Manda aí,
Do plano superior ou lá do outro submundo
Fundo e quase inaudível,
Diz aí e garanta
Mais séculos de movimento futurístico
A vida tem mudado um bocado
Mas a arte de pensar não passa
E se alguém esconde a carcaça
É porque nunca foi mesmo mítico!
E sabe o que eu acho mais incrível?
Tem sempre uma íntegra língua
Filosofando pelo que é tangível!
 
Inspirado nas crônicas e pensamentos da nossa Zélia Freire, divulgadora exímia de alguns pensadores incríveis. Super beijo, Zélia querida.  (Cristina Jordano)               

                                       **************************


E a mim indagas: “O que você mais deduziu e não foi escrito?

A ti respondo: infeliz daquele que diz tudo o que pode dizer.

Mas tu insistes: “Manda ai do plano superior ou lá do outro submundo”

Do plano superior? Quem é o pai de Deus?
Lá do outro submundo? De qual substância é composta   uma alma? O que dela queimará no inferno se para lá ela for?

E me pedes garantia de “mais séculos de movimento futurístico” 

E eu convoco Fillipo Tommaso e a ti e juntos vamos delirar ...
Imaginar, que “finalmente a mitologia e o ideal místico estão superados. Nós estamos prestes a assistir ao nascimento do Centauro e logo veremos voar os primeiros Anjos! Será preciso sacudir as portas da vida para experimentar seus gozos e ferrolhos!... Partamos! Eis, sobre a terra, a primeiríssima aurora! Não há que iguale o resplendor da espada vermelha do sol que esgrima pela primeira vez nas nossas trevas milenares!...”

A vida tem mudado um bocado”
. Uma queixa?
Não sabes que se vão os anéis e ficam os dedos?

Razão tens tu quando afirmas que “a arte de pensar não passa”

E sabes por quê? Elementar carassíma: “Pensar é conhecer através de conceitos (Kant) Todo conhecimento manifesta-se por meio do pensamento.

Questionas:  E se alguém esconde a carcaça / É porque nunca foi mesmo mítico!”

Eis-me aqui com a minha verdade mítica que por vezes não obedece a lógica empírica nem a científica, que transgride as normas e prima pela não obediência das regras.

Afirmas que o incrível para ti em mim é a “integra língua”   e o “filosofar pelo que é tangível.

Sabes por quê? Porque eu não tergiverso com a verdade e o filosofar para mim é o questionar, porque ela não  responde nada, apenas  provoca a buscar respostas. Ela não nos diz se as nossas atitudes são certas ou erradas, mas nos pergunta, nos questiona para que nós mesmos tiremos a conclusão. Nos fornece elementos para que possamos olhar criticamente para a nossa realidade e, assim, podermos tirar uma resposta segura, convicta e coerente.
                              (Zélia Maria Freire)
 
Com os meus agradecimentos a essa amiga querida Cristina Jordano, que me dedicou o poema acima, que muito me honrou e que eu procurei responder, naturalmente sem a  sua competência poética , mas por um gesto de amizade e carinho.
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 20/05/2011
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T2981480
Classificação de conteúdo: seguro