De repente .... sessenta.

Putz ... eu não posso acreditar !!! Sessenta anos !!!

Tantas e tantas coisas me vêm à mente nesse momento !!! O saudosismo é um sentimento estranho que mistura a alegria de doces lembranças, com uma dor de corno insuportável. É a mesma coisa que juntar uma boa dose de borboun com água quente da torneira.

Você fica lembrando, pensando, lembrando ... e, no final, sem alternativas, acaba tomando a droga da poção assim mesmo ... os anos chegam sem te pedir licença ... todos passam por isso.

Quando percebi que esse número inimaginável estava mais perto, achei que seria bom dar uma olhada à volta, fazer uma auto-regressão e avaliar todas as coisas que vivi ao longo de muitos anos.

Meio que escondido e, de cara pro espelho do banheiro, passo as mãos no rosto e procuro sinais que pudessem demonstrar que afinal, não tinha passado tanto tempo assim.

Seria bom dizer : -“ Cara ... você não mudou nada !!! ”.

Infelizmente, depois de minuciosa avaliação, não encontrei qualquer vestígio que me fizesse lembrar de uma época dourada.

Até os pelos do nariz ficaram brancos. Sem contar os pouquíssimos que restam e teimam em enfeitar, como uma ferradura, o contorno da minha cabeça.

Tomado por esse sentimento, me encoragei e fui escrevendo, numa folha de papel, os nomes de pessoas e locais que marcaram a minha juventude.

Lembrei de tantos !!! Pesquisei, perguntei e consegui os telefones de alguns antigos e caros companheiros.

Liguei, me esbaldei de rir com as conversas mais abertas e assuntos já tão passados.

Depois, solitário, de olhos fechados e, com uma overdose de lembranças, senti tudo diferente ao meu redor. Num momento eu estava lá ... cabelos compridos, atitudes rebeldes, cigarro entre os dedos, violão debaixo do braço e um mundo de sonhos na cabeça.

Abro os olhos, repentinamente ... sussurro baixinho e, convenço a mim mesmo de que eu ainda continuo sendo aquele, apenas muito mais experiente.

O passado faz parte da minha vida e, cada minúscula transformação que me possa ter ocorrido até agora, serviu para compilar dados e fornecer detalhes para a formação de uma nova paisagem de mim mesmo, seja física ou pessoal.

Olho novamente para o espelho, agora com satisfação ... já não estou tão sentimental assim.

Acho até que foi bom chegar aos sessenta da forma como cheguei. As lembranças fazem parte de uma longa estrada, para qualquer um que as possa ter vivido tão intensamente.

Germano Ribeiro
Enviado por Germano Ribeiro em 20/05/2011
Reeditado em 09/06/2011
Código do texto: T2981579