Sobre viver

“Navegar é preciso, viver não é preciso”

(Fernando Pessoa)

Viver

Viver: v.int. 1. Ter vida; existir. 2. Durar, perdurar. T.c. 3. Habitar, morar. T.i. 4. Alimentar-se. 5. Ter como meio de vida. 6. Passar a vida. 7. Dedicar-se inteiramente. 8. Conviver. Pred. 9. Passar a vida (de certo modo).

Viver, o doce delírio. Certa vez ouvi dizer que: “Viver é desenhar sem borracha”, ou até que: “Viver é desenhar com marcador permanente”, enfim, todas as duas afirmações estão corretas. A meu ver a vida em si, o viver ainda é uma incógnita, algo que por mais que se estude por diversos e inúmeros anos... Jamais se saberá o significado, pois apesar de ser simples como respirar, é difícil de definir a vida a alguma coisa, ou a meras palavras. Ela é relativa, simples e complexa ao mesmo tempo, e quando se menos espera, ela acaba.

A vida tem por sua conseqüência ser vivida, viver. E viver, ser livre é um direito de qualquer ser humano, por mais pobre, rico, diferente ou igual que ele possa vir a ser.

Viver não é só fazer as coisas, mas também, sim, saber arcar com as suas conseqüências. Deve-se sim viver, e não sair porraloqueando por ai. E, como já estamos habituados, são os conhecidos dois caminhos: O bom, e o ruim. E como sempre, você tem o livre-arbítrio de escolher por qual quer seguir. As convenções da igreja, na maioria das vezes acabam por impor um meio de vida, privando assim as pessoas de certas coisas que são consideradas “impuras”. Creio que a barreira que separa o “puro”, do “impuro” é apenas mais uma convenção estabelecida pela sociedade, junto com seus inúmeros tabus. Creio também que não devia ser posta a barreira entre o “profano” e o “sagrado”, uma vez visto que tudo pode no fim parecer à mesma coisa se você for reparar bem.

Mas, voltemos ao viver.

Como o “Tio Aurélio” nos diz, viver tem vários significados. Segundo ele, são nove. Segundo eu, são bem mais do que isso, ouso dizer que são infinitos. A vida, meus caros, é feita de pequenos detalhes, pequenas coisas, pequenos momentos... E quando vai se ver, já temos um castelo montado, com todas as coisas que nós gostamos, fotografias com nossos momentos, nossos risos e também, -como não poderia deixar de ser- nossas lágrimas. O que fazemos hoje influência e muito no nosso amanhã. O passado, foram os nossos atos; o presente, é uma dádiva; e o futuro, é incerto.

Não se pode falar em viver, sem citar a Felicidade. Esta que é a grande busca dos homens depois do Santo Graal. A felicidade, assim como o viver e a vida em si, é relativa. Por exemplo: Eu posso ser feliz com o que eu tenho, você pode ser feliz com uma maleta de dólares, e por ai vai...

A Felicidade poderia ser no caso uma companheira do viver, e serviria também como uma das coisas que o estimulam. Até porque, convenhamos, viver sem felicidade é uma tarefa quase que impossível. A Felicidade estimula o viver, e propicia os sonhos, que também falarei.

Ah, são maravilhosos os sonhos... É a terra de ninguém onde você manda. Quem nunca sonhou em ser astronauta, bombeiro ou policial? É a nossa imaginação que nos deixa levar por estes maravilhosos devaneios da mente, coisas que possivelmente se concretizarão –ou não- dependendo apenas única e exclusivamente de você. Sonhos, sonhar... É quase tudo tão maravilhoso. O estágio do sonhar é algo quase tão importante quanto viver, pois, os sonhos nos movem, nos estimulam e nos inspiram. Sonhar não custa nada, como diz o ditado; mas se pensar bem, viver de sonhos é algo maravilhoso. Correr atrás do que se sonha, é notável; conseguir aquilo que se sonha é esplêndido! Vem por todo o seu corpo aquela onda de vibrações e coisas as quais não consigo explicar com as palavras... Mas que os gregos chamariam de Apoteose, ou a ascensão do ser ao estágio mais elevado da alma. Como se a sua vida inteira você estivesse procurando por aquilo, e graças a sua realização, você conseguiu.

É o reconhecimento público de que o ser humano, apesar de tão vil e torpe, ainda tem um pouco de sensibilidade em si, no que os mais simplórios chamam de coração; e eu prefiro chamar de alma.

Vida, viver, felicidade, sonhar, aproveitar.

A vida é algo estupendo, da mais incrível complexidade e simplicidade.

Mesmo sabendo de todas estas convenções e pensamentos universais sobre o verbo “Viver” e todas estas coisas que o acompanham, eu posso lhes afirmar que ainda não sei o que isto significa. Mas tenho uma mera noção do que possa ser:

Viver, é sorrir, é amar, é fechar os olhos e sentir-se feliz apenas de respirar.

Significa olhar a vida, e ver que ela é linda, mesmo com todas as privações que ela possa vir a ter. Olhar as estrelas, ver desenhos nas nuvens, e contemplar o oceano azul como se fosse à primeira vez. Sonhar, como se o amanhã não houvesse; e mesmo depois de velho, tendo vivido quase tudo que se tinha de viver, não se deixar desanimar pela idade: Sair com a roupa que sempre gostou, e ouvindo no rádio do carro a musica que te faz arrepiar até o último fio de cabelo, e mesmo assim, quando o fim chegar, não se desapontar nem chorar. Pelo contrário, sorria. A vida se foi, mas, o que se viveu, muito embora não volte mais, está guardado em você, e só você sabe o que sentiu na hora.

Até porque a vida é uma “única apresentação”, e o nosso dever é fazer um bom show.

- Pense nisso, ok

Marcos "Tinguah" Vinícius

Marcos Tinguah Vinicius
Enviado por Marcos Tinguah Vinicius em 20/05/2011
Código do texto: T2982863
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.