O COMPANHEIRO AUSENTE

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (FERNANDO PESSOA)

As vezes, a sensação de que não somos verdadeiramente humanos, parece ser reforçada quando observamos a indiferença, desprezo, vaidade, incompreensão e orgulho nos olhares de nossos pares. Felizmente, uns poucos conseguem manter acesa a luz que diferenciam a espécie humana de outros animais. Pois, são dotados de bom senso, sobriedade, sabedoria, e principalmente AMOR.

Portanto, constituem os sustentáculos que não deixam a humanidade mergulhar na escuridão total. Conviver com HOMENS assim, é uma dádiva que não se pode desperdiçar. Pois, Eles são criadores de um ambiente saudável, alegre e pacífico. Mesmo assim, podem passar desapercebidos. Entretanto, quando ausentes, todos reclamam e sentem a falta de tão nobres pessoas.

Tudo isso, fez-me reverenciar um AMIGO e colega, que tanto fez pela profissão, pelo ensino, pela família e coletividade. Mesmo quando doente, não afastou-se de suas atividades cotidianas. Sempre gentil e prestativo. Exemplo de pai, filho, marido e companheiro de todas as horas. Predicados esses, insuficientes para expressar todas as suas qualidades.

Agora, depois da partida abrupta e inesperada, fica a inexorável sensação de vazio. No entanto, sua morte não será em vão. Pois, brindou-nos com sua dedicação, ética e esmero profissional. Com certeza, das lágrimas de sua perda, brotará em nossos corações, o ímpeto da transformação, que nos tornará mais humanos.

Para tanto, serão percebidas as boas SEMENTES que semeou, regadas gentilmente por uns poucos. Depois, certamente surgirão os frutos que alimentarão o coração de todos, sem distinção. Quando isso acontecer, lá do alto: seu Espírito altaneiro perceberá que valeu a pena ter vivido, e sorrirás feliz pelo dever cumprido!

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 20/05/2011
Reeditado em 02/04/2012
Código do texto: T2983157
Classificação de conteúdo: seguro