DIANTE DO UNIVERSO INTEIRO

Cheguei no trabalho hoje de manhã atrasado, como sempre e igual a todos os outros dias, vejo enquanto digo ‘bom dia’, o nosso ofice-boy folheando desinteressado, as paginas do jornal local – vendo especialmente as figuras e fotos. Hoje porém, percebi que a sua expressão estava com uma mistura incomum de incompreensão e espanto (bem diferente a sua indiferença habitual.) Ele estava folheando um encarte sobre ciência e tecnologia, onde havia uma reportagem de varias paginas sobre o espaço sideral. Quando fui dar uma espiada, sobre os seus ombros, para tentar ler o titulo da matéria da revista encartada, ele me olhou e perguntou:

- O que é isto? – apontando para a foto, percebendo minha respiração no seu cangote.

- É o universo, é onde nós moramos. As estrelas, o sol, aliás vários ‘sóis’. Perto dessa grandeza que Deus criou, não somos nada. Grãos de areia!

Os olhos dele despencaram para a legenda da foto que dizia algo do tipo: “Para atravessar a via Láctea, com suas 250 bilhões de estrelas, precisaríamos de cerca de 30 mil anos luz.”

Ele ficou olhando para a imagem escura da Via Láctea, salpicada por vários pontinhos que representam certamente uma fração das estrelas que lá existem, imaginei que estivesse observando as antiformas geométricas e quiçá, vendo algumas constelações que sua imaginação (pensara eu) pudesse estar construindo sobre a foto. Ou talvez, debaixo dos meus olhos, ele estivesse imaginado quantos possíveis alienígenas e OVNI’s perambulavam por aquela expansão imensa. Todavia, ao acordar do transe, singelamente comentou:

“VixxxiMaria!”

Martins Filho
Enviado por Martins Filho em 01/07/2005
Código do texto: T29846