CRÔNICA: FALAR EM EDUCAÇÃO!!

   FALAR EM EDUCAÇÃO.
       Falar em educação é um discurso maravilhoso, onde todos a exaltam como a tábua de salvação desse sistema burocrático tão cheio de regras e leis obsoletas que mascaram um ideal e dever dos mais nobres, e, porque não dizer o mais sagrado dever, o ensinar.
        O nosso país investe milhões em cartilhas e livros, que denigrem e ferem a moral dos princípios éticos e individuais, que serão distribuídos nas escolas, que a meu ver irá ainda mais incentivar ao desvio moral e social de jovens e adolescentes em nossas escolas. Mas, quem sou eu pra falar nesse assunto, um simples professor!
      O que mais nos deixa indignados é que com tantos problemas, e assuntos que precisariam que nossos governantes abrissem os olhos, e arregaçassem as mangas pra solucioná-los, ou, pelo menos dar uma resposta satisfatória aos milhões de brasileiros que aspiram um horizonte digno neste país e os mesmos são deixados em último plano.
       Falar em educação, como se diz, é coisa de especialistas que se formam em universidades, com pensamentos burgueses, porem, acha-se com o direito de embarcar em um avião, acompanhado de repórteres e ver o caos da educação em nosso país, com receitas prontas para colocá-la em prática.
      O que todos os brasileiros que estão no processo de educar nossos jovens e prepará-los para o futuro desta nação, é perguntar se esses chamados especialistas teriam condições de entrar em uma sala de aula, superlotada de alunos de idades diferentes, culturas diferentes, costumes diferentes, pensamentos diferentes, gostos diferentes, gênios diferentes, objetivos diferentes,e, por que não dizer aspirações diferentes, padrões de vida diferentes, e ministrar uma aula com a qualidade que os mesmos dizem que deve ser dada, com escolas sucateadas, sem a mínima estrutura, com salas apertadas como se fossem celas de prisões, sem ventilação, um ambiente próprio para o sujeito pagar os pecados de toda a sociedade que o cerca nesse ambiente.
        Falar em educação é poder olhar no contra cheque do profissional e ver que o que ele ganha é insuficiente pra que ele tenha o mínimo de dignidade como cidadão, e perceber que o sistema político desse país gasto milhões em diárias e passagens aéreas nas exorbitantes mordomias com os homens que fazem as leis desta nação. Quando se o tal sistemas agisse de maneira coerente e pensassem no bem comum da sociedade, não aprovariam a miséria que vem pras escolas pra comprar a merenda dos milhares de crianças que muitas vezes a única refeição que conhecem ou recebem é aquela minguada que recebe quando está no colégio.
       Falar em educação é ver que graças ao heroísmo dos professores desse país e que quando procura lutar para uma melhoria não só de seu padrão de vida, mas, também de condições de trabalhos são pela mídia e os burgueses modernos condenados e tratados como vagabundos e irresponsáveis, por não aceitarem esse sistema arcaico e escravista, que, põe a duras penas a própria sociedade para coagir e condenar os professores e educadores não por que querem seus filhos bem formados, mas, porque esperam que a escola eduquem seus filhos que eles próprios não querem tê-los ao seu lado por não saberem o que fazer para manter seus filhos no ambiente paterno ( seu lar).
       Como professor filho do estado de Rondônia, filho de seringueiros desbravadores nordestino que deu sua vida nos sertões desse estado brasileiro, sinto-me indignado com o descaso com que os governantes desse país vem tratando a educação.
     Até parece que ser professor é uma forma de pagar uma dura pena, quando vejo que as leis criadas têm de alguma forma tirado a autoridade da escola em punir e disciplinar o aluno descumpridor das normas e regras áureas em qualquer instituição que se diz indispensável na formação e lapidação do caráter dos filhos dessa mesma sociedade que um dia irá dirigir os rumos desta nação.
      É do conhecimento de todos que as famílias em geral deixam a responsabilidade de educar seus filhos a cargo exclusivamente para a escola, como se a escola perdesse sua identidade e sua principal função, que é antes de mais nada unicamente transmitir o conhecimento necessário à formação moral e social do educando.
      Pergunto a mim mesmo, até quando o povo, ou, melhor a sociedade irá fechar os olhos para o caos que se encontra a educação desse país, com a onda de violência e indisciplina que se encontra nossas escolas. Portanto peço-lhes encarecidamente a você cidadão brasileiro que está vendo o que acontece em nosso dia-a-dia, você consegue dormir tranqüilo sabendo que o futuro de seu filho está ameaçado de não existir? Se não... Ajudem a prepará-los educando-os em casa e dando seu respaldo no acompanhamento de sua vida estudantil, pra que ele próprio sinta a importância de sua presença em sua vida como filho e como estudante.

24/05/2011.


 
CBPOESIAS
Enviado por CBPOESIAS em 24/05/2011
Reeditado em 21/12/2011
Código do texto: T2989521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.