Da aprendizagem infantil

Quando minha filha mais velha estava em idade escolar seu interesse pelo mundo das fadas e contos de fada era muito instigador (aliás como a maioria das meninas), ela amava o mundo do faz de conta e chegou até mesmo a vestir-se de princesa em uma de suas festas de aniversário - uma linda cinderela - notei que esse estímulo era uma mola precurssora de aprendizagem." Quando tinha sua idade eu mesma havia sido motivada pelas extensas leituras de meu avô que sempre me incentivava a ser leitora, ainda hoje lembro daqueles livros chamados "Almanaque" que trazia a história do ano em questão, dados bibliográficos, contos e até receitas caipiras. Eu amava aquele mundo, esse foi meu universo de aprendizagem".

Minha filha gostava também da turma do Maurício de Souza e os gibis da Mônica, quando ela fez a alfabetização resolvi ajudar a professora a incentivando a ler os tais gibis, o mundo das letras incentivado por um universo de interesse infantil. Sempre a incentivei e cobrei boa letra, cuidado, atenção aos detalhes, ortografia, isso desde cedo. Talvez a Yasmin não tenha se tornado uma exímia aluna mas sabe conversar e manejar as palavras com certa desenvoltura, o que me deixa feliz por saber que participei desse processo. Ela sempre se julgava bonita, o bebê mais lindo do mundo porque seu universo foi alimentado também de boas fantasias e seu apelo cognitivo, sisnetésico e simbólico foram devidamente elaborados, quero hoje repetir o que foi bom com minhas crianças menores e eliminar o que foi desastre, nós pais sempre erramos em alguma coisa, mas no intuito de acertar senão no momento presente mas pelo menos num futuro próximo.