PROSTITUIÇÃO... A SAGA FRUSTRADA DE KID MULETA

É incrível como a falta de emprego faz com que você faça coisas surpreendentes pra poder pagar o aluguel e comprar a feira do mês. Ela faz com que você tome decisões alucinantes. Olha só essa que se passou comigo algum tempo atrás:

Me mudei pra Europa com aquela velha ideia de que em qualquer lugar que não seja a América Latina, você vai se dar bem e ser um cara bem sucedido. Pois bem, fui. Mas logo um pouco antes da grande crise econômica mundial de 2008... de cara fiquei desempregado e não conseguia mais emprego em canto nenhum.

Voltei ao Brasil pra minha terra natal: NATAL-RN. E logo depois de ter posto currículo em tudo que é canto... inclusive, até pra vendedor de barbeador no Afeganistão eu tentei. Nada, nadica de nada. Eu já na merda: conta de luz, água, telefone e condomínio atrasadas.... comendo cuscuz com mortadela o dia todo... pus um anuncio no jornal na página de classificados: “Kid Muleta: loiro, alto, 22 centímetros (papo furado) e olhos verdes. Preço a combinar. Não demorou e um viado espanhol me liga. Um daqueles que devem ter vindo ao Brasil curtir o litoral brasileño, gostou da fuleragem, fez algum curso mequetrefe por aqui e o chefe da sua divisão, só por ele ser estrangeiro, o contratou na frente de diversos brasileiro mais capacitados... um desses gringos da cara bem vermelha que deve trabalhar em algum escritório fechado, enclausurado porque seus colegas de trabalho não aceitam sua homossexualidade e o seu sotaque de franco europeu... daqueles que chega pela manhã abrem logo o batepapo na sala gay ou pegam os classificados de um jornal pra arrumar parceiros (mas que frise-se, o seu caráter não é nada diferente de uma dessas mulheres que vivem em “clube das mulheres” ou algum desses velhacos babões que vivem em bordeis atrás de prostitutas baratas, tudo farinha do mesmo saco) Sim... ele me liga e começa o papo:

- Hola, es el Kid? Ele me pregunta.

- Sí. Es el Niño Kid en persona. Respondo.

- ¿Cómo es el programa?

- Vaya, hombre, me olvidé de decir: es sólo para las mujeres.

- Dios mío! No puede ser. ¿Sabía usted que puede demandar por publicidad engañosa.

- Sí, lo hice. Pero ¿y qué ...?

Traduzindo:

- Olá, é o Kid? Ele me pergunta.

- Sim, é o próprio Kid em pessoa. Resposta.

- Como é o programa?

- Oh, cara, eu esqueci de dizer: é só para as mulheres.

- Meu Deus! De jeito nenhum. Sabia que você pode processar por propaganda enganosa.

- Sim, eu sei. Mas e daí...?

Bati o telefone em sua cara. Mas acho que ele já tava acostumado com grosserias e não retornou a ligação sequer pra me xingar. Ah, se vê também que ele não pode ter dado a mínima pra mim, me achou um idiota e foi indiferente comigo não me dando a mínima. Bom, não vem ao caso. Fiquei vendo TV e esperando a ligação...

Minutos depois me liga uma mulher. Daquelas típicas executivas taradas que só têm tempo pra trabalho, metas e lucros. Daquelas que não têm um mínimo de tempo pra transar. Foi exatamente pra esse tipo de cliente que me propus ao anúncio. Nos falamos pouco, acertamos o preço e marcamos o local: a praça de alimentação do Shopping Via Direta, queria supreendê-la. Nesse dia o som ao vivo ficava por conta de Ricardo Viana e banda Anonimatus, cantando Cazuza, Charlie Brown Jr. e Nando Reis. Esse povo executivo é danado pra gostar de um pop rock e MPB, pensam que são cultos por terem conseguido fazer uma universidade financiada e arranjar um emprego que não lhe dar tempo nem pra cagar. Peguei o ônibus e segui pro Shopping. Ela havia me dito a roupa que estaria e disse que era uma loira, meio gordinha e com diadema na cabeça. Cara, quando eu chego lá, vejo de cara aquela mulher na mesa onde marcamos – escondidinha no cantinho – comendo um Big Mac cheio de molho no canto da boca, me cumprimentando de boca cheia: “olá tudo bem, Kid?” Eu disse: “Tudo”. Detalhe, meio gordinha uma ova, a mulher era um rolo compressor, pesava uns 125 quilos. O Ricardo Viana me viu, pois era meu amigo e soltou um alô: “e aê Kekel?” Ela se espantou dizendo: “kekel!?” Me fiz de doido que não era comigo pra ela não perceber, pedi um uísque duplo, pois pra encarar aquilo lá por 100 paus ia ser osso duro, e conversamos alguns minutos. O uísque foi pegando na mente. Fui ficando embriagado. Ela tava adorando o papo, e por certo, pensando nos 22 centímetros que eu não tinha... eu disse que ia mijar e fui ao banheiro... mas aí que tá, não voltei nem a pau, deixei a conta pra ela pagar e quebrei o chip da operadora do então Kid Muleta fracassado. Porra, uma daquelas, nem com uma garrafa de 18 anos puro malte nas ideias e 500 paus, pô! Essa coisa de se prostituir vi de cara que não era a minha.

Porra! Hoje em dia eu passo admirar mais as prostitutas que ganham a vida trepando com esses velhos asquerosos que juraram o amor às suas mulheres no altar sem saber o que era amar.

Só sei que eu mais nunca tive notícias da gordinha do Big Mac.

Ainda bem que logo depois dessa tentativa frustrada de ser garoto de programa, me chamaram pra uma entrevista de emprego e estou trabalhando até hoje nesse trampo.

Ser desempregado é uma desgraça. Bem como ter um emprego ruim também o é. Estou morrendo de pena da empregada doméstica da minha vizinha. A coitada vive sendo humilhada por aquela perua que lhe paga nada mais nada menos que 200 paus no fim do mês. E agora, quem vai salvar a coitada da empregada? O Estado? A família? A igreja? A escola? Só se for...

Talvez quando ela perceber que tem liberdade poderá enxergar que pode buscar o conhecimento; quando tiver conhecimento poderá buscar a riqueza; e quando tiver a riqueza poderá ser respeitada. Óbvio, pois se você tem conhecimento e dinheiro, ela terá poder e se ela tem poder, ninguém poderá humilhá-la. Mas quando ela vai perceber que é dona dessa tal de liberdade aí? Por certo quando já tiver trancafiada no caixão, num cantinho discreto do cemitério, com um montinho de cimento sinalizando que ali é o seu túmulo, um ramo de flores murchas e uma cruz de madeira carcomida pelos cupins!

Irmãozinho, o poder de ser livre além de ser uma arma letal contra a injustiça e arrogância das pessoas, é também a força suprema que rege as relações sociais. Ou seja, se por acaso “Seu Fulano” tem apenas o mero desejo doentio humano de tripudiar e rejeitar “Seu Sicrano”, mas o poder e a força quem os tem é Sicraninho... não dá outra, mesmo que não queira e seja muita surra no seu ego, Fulaninho vai botar o rabinho entre as pernas e respeitá-lo com todo valor que ele merece. Só a ciência, a sapiência e a fortuna têm o poder de comandar a compaixão das pessoas. Manipulando-a para onde bem entender.

Uma coisa eu posso afirmar: todo Zé Ruela se curva diante de quem tem sabedoria e grana. Eu só espero que você não escolha ser o Zé Ruela, e sim o rei. Sente-se, o trono da tua liberdade é teu. Todo mundo pode ser o imperador do reino da sua própria liberdade...

... O grande problema é que a liberdade anda por aí algemada. Ou você acha que aquela doméstica humilhada, sonhou o tempo todo ser livre para ser rebaixada a condição de indigente?

Não há um só juiz que não beije os pés de um advogado mais inteligente que ele.

Uma coisa é certa: a vida sem conhecimento vira escrava da tolice; o conhecimento sem riqueza vira escravo da impossibilidade... assim como, a liberdade imersa nas profundezas da miséria vira escrava da impotência!