Medo?
No ônibus uma senhora de idade estava em pé. Sentada em banco preferencial, uma mocinha fingia dormir, ignorando a mulher que estava em pé ao seu lado.
A senhora me olhou com aquela expressão de quem diz “ você está vendo só, ela finge dormir para não me dar o lugar!”
Retribuí o olhar com um sorriso que chamam de “amarelo”...
O ônibus continuou dando solavancos, chacoalhando para todos os lados... E a senhora se segurando como podia, mas se desequilibrava a toda hora, estava claro que suas pernas não suportavam aquela agitação...
E a moça continuava sentada...
Não agüentei...
Me dirigi a moça com a voz mais educada que pude, apesar de ter vontade de junta-la pelos cabelos e jogar porta a fora ...
-Com licença moça, me desculpe te acordar(?), mas você está sentada no lugar preferencial, destinado a pessoas idosas, grávidas e com deficiência. Esta senhora está viajando em pé, será que você poderia dar o lugar a ela?
Todos que estavam em volta ficaram em suspense...
Fiquei admirada com a expressão deles, estaria eu fazendo alguma coisa anormal???
A moça me olhou por alguns segundos e depois calmamente retrucou:
-Claro, me desculpe não tinha percebido que a senhora estava em pé.
Imediatamente se levantou dando lugar para a idosa, que se sentou agradecendo a gentileza.
Desci no próximo ponto, mas minha cabeça ficou dentro do ônibus.
Porque as pessoas têm medo de se dirigir aos seus semelhantes para reivindicar seus direitos, têm medo da reação do outro, se acovarda e finge que está tudo bem que não se importa com a injustiça que está sendo cometida. Por que será esse medo?Medo de briga, de desavenças, mas se você está no seu direito! Ou será que não existe mais “direitos”? Minha filha diz que eu penso que sou o Zorro
(na verdade sou uma Zorra!kkk) querendo arrumar o mundo...Mas fala a verdade, porque ficar calada quando se presencia esses absurdos, verdadeiras injustiças, por medo da reação do outro, ainda que você tenha razão? Está claro que você pode levar uma invertida, mas tem outras formas de você reagir sem abrir a boca.
Antigamente se dizia “dar tapa com luvas de pelica”, ou seja “bater na cangalha pro burro entender”.
Muitas pessoas costumam estacionar seu carro em lugar de deficiente e de idoso,não respeitam as leis mais elementares da boa convivência e ninguém diz nada!
 Quer exemplo baseado na própria experiência? Alguém estacionou em vaga de deficiente e você é um deles ou acompanha algum, é muito simples... Estacione atrás do “infrator”,feche o carro e se tiver tempo e quiser verá um ser enlouquecido,fique de longe aguardando a reação do dono do carro...Ele vai “estrebuchar” de raiva.Apareça pegue seu carro sem dizer nem um A e vá embora...Se não tiver tempo, nem apareça...
Foi o que fiz porque fiquei quase um ano em cadeira de rodas... Era uma verdadeira guerra...
E os carrinhos de supermercado...!!!
No estacionamento depois de guardarem suas compras, muitos nem se importam em colocar o carrinho no lugar,colocam na vaga ao lado, ou deixam em qualquer lugar,até mesmo atravessado no corredor, quem quiser estacionar depois, que se lasque ou faça o mesmo!
Outro dia no estacionamento de um supermercado, um carrinho de compras estava ocupando uma vaga.
Eu vinha em sentido contrário do outro carro quando o vi empurrando bem devagar o carrinho para outra vaga com seu  próprio carro. Fiz sinal para que ele parasse e aguardasse, desci do meu carro e fui levar o carrinho no lugar certo que por sinal era bem próximo, na volta fiz sinal para que ele estacionasse na vaga que agora estava livre. A “cara”que ele ficou quando me agradeceu valeu o meu dia...
A falta de cidadania, de respeito pelas pessoas, a carência de ter um minuto de lucidez e consciência para pensar o que sua atitude pode influir e causar na vida do outro é apavorante. Esquecem que toda ação provoca uma reação, então porque não agir certo, no mínimo com boa educação já nem digo o resto por que seria exigir muito.
Mas acredito no trabalho de formiguinha, cada dia um pouquinho, dando um passinho de cada vez, avançando para melhorar o respeito das pessoas umas pelas outras.Exemplo nessas ocasiões valem ouro!
Que tal você ser mais uma formiguinha?
Quer ser?
Que coisa boa!Vamos aprontar juntas...
Não quer ser???

Tudo bem.
Mas por favor, pelo menos não seja uma “anta indigesta e cabeluda” que incomoda meio mundo, e acha que ele é um espaço só seu e que você pode dispor dele como quiser... Se toca!
Quando puder pense um pouco sobre isso, não tenha medo,não dói...
 
 
M.H.P.M.