Imagem do Google

LI AS CARTAS DA EVITA... AQUELAS QUE O PERÓN NÃO LEU
 
          A bela e triste história de Juan Domingos Perón, ex-presidente da Argentina, quem conhece sabe que é cheio de mistérios. Como a escritora e poetisa paranaense da cidade de Maringá (Cidade Canção), descreveu muito bem e com emoção. Mais adiante vão saber quem é. As várias cartas estavam isoladas num sótão, em caixas de papelão. E lá permaneceram por muito tempo. Haviam também bilhetes que Eva Perón, a Evita escreveu. Foram as missivas de amor que não chegaram às mãos do Coronel Juan. Ele não as leu...

          Ela diz assim: Foi mais ou menos assim:/ Estavam isoladas, no sótão/ Jogadas a esmo, esperando/ Em velhas caixas de papelão/ Resgatei nossa antiga história: / Dessas hoje desatualizadas...

         

           Em Curitiba, numa tarde gelada do mês de maio, época de baixa temperatura no Sul do Brasil, algo muito bom aconteceu. O dia, apesar de estressante, foi ótimo. Trabalhar em escola, eu acredito que captamos energias positivas, principalmente de crianças. Todos os dias, na minha rua passa o carteiro. Vai colocando as correspondências nas respectivas caixinhas, ou simplesmente deixando-as presas em alguma coisa, na grade por exemplo.

          Foi um dia especial, maravilhoso de recebimento de um presente mavioso. O funcionário dos Correios bateu palmas, porque o pacote que estava para ser entregue, não cabia no local, naquela caixa. Ali estava destinado ao Christiano Nunes e família. Curioso, olhei para ver quem era o remetente. Vinha de uma pessoa que conheci seus escritos através de um site que no qual publica alguns dos seus trabalhos. A grande surpresa: ao tirar do envelope bem devagar, vi que se tratava de um livro. Fui aos poucos puxando, e de repente apareceu a foto de dois olhos verdes, que mais pareciam duas gotas de orvalho... Um deles, com uma lágrima caindo... Eram os da autora. RAILDA MASSON CARDOZO, conhecida no site literário, somente por Railda. Gentilmente ela me mandou essa obra de presente, e eu não tenho como recompensá-la. Fiquei muito feliz. Através da leitura do mesmo, pude perceber o que a Evita sentia por Perón, e as cartas que enviou ao grande amor de sua vida, mas que nunca chegaram às suas mãos...

          O presente da amiga professora, poetisa e escritora chama-se AS CARTAS DE EVITA QUE PERÓN NÃO LEU. Um espetáculo. Já está à venda em várias livrarias. Pode pesquisar no Google, colocando o título ou o nome da autora.

         Como agradecimento, resolvi escrever este humilde texto, bem simples, mas que saiu do fundo da alma. Só posso dizer em público: Obrigado, cara poetisa. Faço das palavras da própria Eva, a Evita quando conheceu Perón: Obrigado (gracias) por existir. OBRIGADO RAILDA POR EXISTIR.

(Christiano Nunes)