O FUTEBOL

Vai começar a partida, teclado preparado, os dedos vão entrar em campo, o cérebro parece estar tenso, olhos apreensivos se aquecem, apita o arbitro, a folha não ficará mais em branco, esperamos um jogo limpo, com muitas palavras, e parágrafos espetaculares. (Meio bobo começar um texto assim, mas o que vale é minha intenção, espero que me perdoem por isso) Como um brasileiro nato, eu sou apaixonado pelo futebol, quase um fanático. Não há esporte mais apaixonante e frustrante igual ao futebol, do céu ao inferno, vilão e herói esse esporte em inconstante em fração de minutos tudo pode mudar, os personagens carregam em vários papeis. Como não vibrar com a festa da torcida, com não gritar gol do seu time, imitar o locutor, se explodir de alegria, quem gosta entenderá perfeitamente as minhas palavras. E pra quem não aprecia, eu espero que comece gostar desse esporte fantástico, não apenas assistindo e também praticando além de ser um espetáculo, praticar é muito divertido e prazeroso.

Sem impedimentos ou faltas desleais, vamos continuando aqui nessa disputa emocionante ( Ah vá... estranho isso). Falar de futebol talvez por muito tempo tenha sido coisa de homem, porém na ultima década as mulheres ganharam força no esporte, aprofundaram seus conhecimentos, cada vez mais vemos elas nos estádios, e praticando também, aumentou significamente a paixão delas pelo esporte. (Elas agora sentam no sofá para assistir, não apenas vão buscar a latinha na geladeira). Fato bem legal , o futebol tem espaço para todos. Destaco Marta a principal jogadora na modalidade feminina na atualidade, é sem duvidas a nova “Pele” marcou já definitivamente na história do futebol, como estopim dessa nova era, homens e mulheres lado a lado vivenciando esse magnífico esporte. Um fato triste para não deixar passar em branco, é a rivalidade fora de campo, torcidas organizadas que se enfrentam como se fosse uma guerra, desconheço como torcedores esses vândalos, são criminosos que estragam o espetáculo, cartão vermelho pra vocês, tão com nada miseráveis.

Deixando o Blá, Blá, Blá, todo mundo já sabe que o Brasil tem o melhor futebol, ta devendo ultimamente, porém os melhores jogadores nasceram nesse solo amado, nem preciso falar de PELE né? Sem reclamar da arbitragem, iremos fugir um pouco do contexto que seria original, pra não ficar aquela velha história de sempre, analisarei os times agora, de uma forma que eu diria particular, dando as principais características de cada um, é claro só dos mais importantes e conhecidos, afinal eu não sei tanto assim. Começando pelo maior de todos, o Flamengo (Preciso dizer que sou flamenguista, ou isso ficou evidente, com minha total imparcialidade) é simplesmente o time que utilizamos uma única palavra pra resumir-lo “maior”, maior do Brasil, maior torcida, maior campeão regional do seu estado, e também o maior em polêmicas e vexames, e o mais odiado também. É típico time que sempre está nas noticias seja dentro e fora de campo, regado pela maior torcida sua principal arma, sempre foi e será um time de raça e entrega, de grandes jogadores bons no campo e em polêmicos fora. Seguindo a mesma ordem falo de um time que tenho pena, sem sacanagem, estou falando do Corintinhas mesmo, poxa um time de grande repercussão, é sempre motivo de piadinhas infames, tudo isso por nunca ter conquistado uma simples libertadores, ( 100 anos de história) sem falar da sua torcida que é taxada de ladrão, sempre tem as mesmas piadinhas sobre o Corintinhas, assim como o Flamengo é um dos times mais odiados também. ( Fim do primeiro tempo, vamos pro Show do Intervalo, sem melhores momentos, pois esse texto está uma droga, espero que viciante)

Continuando depois da pausa pra beber água (Mentira, nem bebi água nem nada), O São Paulo, pense em um time arrogante, pode ter a melhor estrutura, e uma torcida florida, mais é um time chato, grande vencedor não posso esquecer, mas é chato, time muito fresco. O Vasco e o Botafogo, são times que tem coisas em comum, sempre são vice, sempre sofrendo, desaparecem e aparecem do nada, sempre com times fracos, são times que tem tudo pra desaparecer com o tempo, pois ninguém quer torcer pro um time que só te traz sofrimento, o movimento “emo” mesmo começou com um grupo de botafoguenses após uma série de derrotas. A função desses dois times é da alegria a torcida dos adversários nas finais. Já o Santos, é aquele time que eu comparo a doido, a fruta, sabe por quê? Simples explicação é time de época, doido aparece e desaparece assim do nada, fruta tem sua estação sua época pra brotar, bem assim é o Santos, o time formador de grandes craques, que tem seus momentos bons, e depois simplesmente dão uma freada e deixa de ser noticia, mas é um time bem competitivo sempre. Ta faltando muitos ainda (Respire... 1 2 3 vamos voltar). Grêmio e Inter eu comparo as dois irmãos, um querendo sempre ser melhor que o outro, e ficam naquela briguinha particular, bons times também, não tenho muito a falar. O fluminense é bem parecido com o São Paulo grande parte da torcida tem recursos, e são como posso dizer aflorados, a diferença entre o Flu e o São Paulo é quantidade de conquistar, eu quase não lembro nenhuma do Fluminense. O Palmeiras eu comparo com a natureza é verde e aos poucos está desaparecendo, sempre se espera algo, mas no fim só da merda. Não posso esquecer do Barcelona, nem tenho muito a dizer, é um time muito “apelão”, difícil de ser batido, com certeza o maior time do mundo na atualidade, tendo em seu elenco o melhor jogador também nosso Hermano Messi. Voltando pra nossa realidade, Bahia e Vitória para representar o nordeste, é típico e cultural esses dois times, é uma diversão a parte os duelos dessas duas equipes, as duas torcidas sempre a flor da pele, bem legal mesmo o nordeste tem isso esse espírito de competitividade porém quase nunca levam nada a nível nacional. Deixe-me ver muitos times ainda, ta complicado, mas acho que já ta bom, o resto vocês pesquisem no Google.

Chegamos aos acréscimos 47, quase 48 do segundo tempo, o arbitro já olha pro meio do campo acho que o jogo já vai terminar, ( Eu ainda insisto nessas metáforas) aproveitou pra terminar meu texto por aqui também depois desse nosso joguinho particular, espero não ser vaiado ao fim da leitura, e nem que os muros de minha casa seja pichados pela minha má atuação aqui. Pra agradar a torcida quer dizer, os leitores, finalizarei do meu jeito clichê de sempre, (pleonasmo) com uma velha e reflexiva frase “O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso. (exagerou nada esse autor) “ Bill Shankly “. Até mais!

Diêgo Vinicius
Enviado por Diêgo Vinicius em 30/05/2011
Código do texto: T3002819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.