O papel do educador

Hoje (me deparei com uma cena que realmente me fez entender perfeitamente os versos do escritor Millôr Fernandes)

"Família é uma pequena sociedade composta por um homem que não ganha o suficiente, de uma mulher que não cuida da casa como devia cuidar e de alguns filhos que estão cada vez mais impossíveis."

Uma mãe acompanhada de seu digníssimo esposo se mostrava desesperada para matricular seu pequeno filho de apenas dois anos de idade, que segundo ela está indisciplinado, se revela agressivo, desatento, agitado ( Um pestinha digamos assim), sem sequer conhecer o espaço que seu pequeno iria passar suas onze horas do dia, sem querer ser apresentada aos responsáveis que cuidariam de seu filho, após poucas horas de diálogo a mãe se despede da diretora da escola com semblante aliviada, pois seu filho de dois anos, totalmente elétrico já poderia freqüentar o ambiente escolar logo pela manhã do dia seguinte.

Fiquei a questionar-me, se uma mãe não consegue impor regras e limites a um pequeno totalmente sem valores formados, imagine a um adolescente! Onde essa sociedade vai parar? Pais jogam a responsabilidade total da educação de seus filhos nas mãos dos educadores, as escolas estão se tornando um depósito de crianças, cada vez o trabalho dos professores torna-se mais complicado, porque além de ensinar conteúdos, temos que ensinar boas maneiras, e sorte das crianças que encontram profissionais que apesar de não serem valorizados, educam por ideal!

Educação é a base da formação do ser humano, estamos preparando cidadãos para atuarem numa sociedade futura, fico a imaginar, se os pais não querem ter compromisso com seus filhos, ou não podem ter, pois lhes falta tempo, qual será o compromisso que esses filhos irão adquirir com a sua vida e com a vida de seus próximos?

Até quando a sociedade vai passar a bola? A culpa é do governo... A culpa é da professora... A culpa é da mocinha que engravidou na hora errada... Afinal de quem é a culpa?

É continuar educando por ideal, fazendo a parte que a mim cabe e desabafando minha indignação!

Damiana Almeida
Enviado por Damiana Almeida em 30/05/2011
Código do texto: T3003707
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.