o formigão



O formigão

O dito popular afirma que “De medico e louco,todos tem um pouco”!Pensei,então,que de médico tenho um pouco e...
Ao longo de minhas longas décadas de vida,experimentei atividades várias como cantor,imitador do Johnny Mathis,pintor inventor,sendo que neste mister,divido as responsabilidades com meu amigo de infância,o Jonas Macedo Aires .Lembro-me que,após,quase incendiarmos a cortina da sala de meu parceiro de ciência,elaboramos o protótipo de um foguete de três estágios.O “Jamar” levaria em sua ogiva,nada mais ,nada menos,que...u’a mosca!A propulsão do engenho seria um misto de mecânica e a base de explosão.Ah!Queria me lembrar das idades dos pesquisadores.10 ou 12 anos,não me lembro.A experiência em pintura durou pouco,mas,houve um fato que me orgulhou ,profundamente.Na minha curta carreira de artista das telas e pinceis tive uma das minhas obras roubadas!Como gostaria de conhecer este pobre gatuno,auscultar sua mente pacóvia e entender a razão daquele ato drástico...A vida de medíocre músico se arrasta por muitos anos,arrasando os ouvidos vizinhos.Ultimamente,imaginem,regia um coral chamado “Vox Cordis”que interpretava músicas. sacras e de domínio publico.Eu me apresso em justificar a posição de maestro,na medida em que,ninguém se habilitou naquela árdua tarefa.
Mas,gostaria,em verdade é de destacar um fato inusitado quando ,em vida de mamolengo,membro do grupo de teatro de bonecos chamado “Formigão”,nos acabamos em risadas largas.A pequena companhia de artistas que se ocultavam sob as vestes daqueles bonecos lúdicos,percorria os logradouros do Rio de Janeiro,mendigando que permitissem uma apresentação do teatrinho.Acompanhava a trupe,o Marcus Federice ,mágico excepcional que antecedia nossos trabalhos.
Um dos bonecos,”o Príncipe da floresta” era manipulado pelo Vitor que,num belo dia,por motivo de doença,faltou à apresentação.Solicitei ao Marcus,acostumado que estava com as exibições,que fizesse o tão famoso “Príncipe da floresta”.Minutos após,vejo o amigo,semi nu,só de cueca,arrancando galhos de uma arvore e prontamente,confeccionou vistoso saiote e cocar de folhas de amendoeira.Ficou um perfeito arborigene!Não entendendo o que ele pretendia com aquelas vestes naturais,indaguei:”-Marcus,o que você está pensando em fazer?”
No que,ingenuamente,respondeu:”-Você não pediu para ser o príncipe da floresta?”
Amigo leitor,é isso que levo de minha existência!Momentos felizes com amigos inesquecíveis que,como cometa,passaram pela minha vida e sei,que quando desaparecem,um pouco de mim,morre...