COLCHA DE RETALHOS

Tive a idéia de fazer uma pequena colcha de retalhos, tendo como matéria prima alguns comentários meus sobre textos de diversos colegas do nosso RDL. Se eu fosse mais novo e tivesse mais paciência, essa colcha poderia ser bem maior, ostentando quantidade maior de comentários, não obstante a possibilidade de ficar meio cansativa a leitura desses “retalhos”. Mas como todo velho é apressado, vamos lá:-

11/03/11 – “Flor, chego aqui através o Fabio Brandão e sua crônica me diz respeito, pois há uns dez anos atrás, aposentado eu, tive como sócio um cunhado numa pequena firma de reciclagem de sucatas diversas, inclusive dessas chapas de radiografias. Íamos a leilões (RFFSA, CEMIG, COPASA, etc.) e a barra era pesadíssima. Os grandões se uniam em “caixinhas” e faziam “leilões paralelos”, dentro do próprio leilão, para abocanhar os melhores lotes, as melhores ofertas. Em algumas disputas saíam ameaças, brigas e até ameaças de tiro! Para nós, peixes pequenos, sobravam apenas migalhas (sucatas contendo cobre, alumínio, bronze, etc), que davam intenso trabalho e pouca grana. Em dois anos desistimos. Meu aplauso ao seu texto, paz e alegria, poetisa! ...”

Para o texto:- 30 ANOS NO MERCADO, de “A Flor Enigmática”

13/05/11 - "Celê, magnífica dedicatória em poema ao seu filho Douglas, o qual faz por merecer todo o amor extremado que você sente por ele, dileta amiga poetisa! Aplausos, abraços, paz e alegria! ..."

Para o texto:- JEITO DE MÃE, de Celêdian Assis

13/05/11 - "Lá vem Maria com mais um "causo" supimpa, esbanjando seu "mineirês" e trazendo-nos o Velho Lindumiro, mentiroso que nem bula de remédio (rsrsrs). Ótima crônica, Maria, meu aplauso, abração, paz e alegria! ..."

Para o texto:- "Sô Lindumiro e as chinelas trocadas!", de Maria Mineira

19/05/11 - "Ótimo texto, Giu, perfeito para uma comédia italiana (rsrsrs). Meu aplauso, amplexos, paz e alegria, poetisa! ..."

Para o texto:- O MARIDO E O OUTRO, de Giustina

21/05/11 - "Oi, Milla, legal seu texto sobre os amores platônicos da adolescência. Ah, se eu fosse listar os meus desde "pivete" ... Só pra começar, Marlene Dietrich, Marylin Monroe, Ingrid Bergman, Shofia Loren, Ava Gardner, Gina Lollobrigida, Rita Hayworth, Julie London, Cid Charisse e Ginger Rogers. Melhor parar por aqui (rsrsrs). Valeu, poetisa, amplexo e meu carinho (ah, sou palmeirense e cruzeirense, pois ambos são "Palestra Itália"). Bom domingo."

Para o texto:- NOSSO SEGREDO, de Millarray

21/05/11 - "Merô, simplesmente linda crônica. A visão do Tarcizio, acenando a você do campo em meio às flores amarelas, é de uma beleza singular. Aplausos, amplexo e meu carinho, poetisa! Tenha um ótimo final de semana! ...

Para o texto:- "Um campo verde com flores amarelas", de Maria Olímpia Alves de Melo (Merô)

23/05/11 – “João, certa feita ouvi de um palestrante:- “O que se leva desta vida? É a vida que se leva!” O moço dizia da nossa passagem terrena para os planos superiores. Seu amigo, com certeza, estará entre os espíritos elevados, do bem, colhendo o que plantou em vida aqui na terra, com seu trabalho e seu exemplo. Aplausos ao seu texto, abraços, paz e alegria! ...”

Para o texto:- O COMPANHEIRO AUSENTE, de João da Cruz

23/05/11 - "Danado de bonito, Marina. Mas, tadinho do Noé (rsrsrs)! Aplausos, amplexo carinhoso, dileta poetisa! ..."

Paa o texto:- MOSQUITINHO DANADO, de Marina Alves

24/05/11 – “Max, engraçadíssimo seu “causo” (rsrsrs). E olha que eu gosto, mas da dobradinha à moda paulista, como minha mulher faz (com feijão branco, muita azeitona, paio, tomate, etc, uma delícia), não essa rançosa do seu amigo pescador. E ele quase mata vocês todos com o almoço estragado (rsrsrs), heim? Tadinhos dos pobres caipiras da beira do rio! Linda crônica, poeta, eu me vi junto a vocês, bicando um traguinho daquela pinga da roça na vendinha, fisgando uma curimatã e curtindo os “causos” à beira do fogo, de noitinha. Grato pela citação deste modesto escriba, no texto, parabéns a você, abração, paz e alegria! ...”

Para o texto:- A DOBRADINHA, de Magnu Max Bomfim

24/05/11 – “Ana, de pleno acordo com você, poetisa! Tenho ojeriza a celular. Ah, sobre a matança de mendigos no governo Carlos Lacerda, no Rio, anos 1960/1965, o brasileiro é assim mesmo, tem memória curta! Aplausos e amplexos, cara amiga! ...”

Para o texto:- “Conviver com Modismos”, de Ana Toledo

25/05/11 – “Ah, que saudades da minha casa e do meu jardim! Agora, num apartamento, sinto-me como um sabiá laranjeira engaiolado (rsrsrs). Valeu, Dolce, aplauso, amplexo e meu carinho! ...”

Para o texto:- HAIKAI 03, de Dolce Vita

26/05/11 – “Oi, Gil, eu não mereço tantos elogios, amigo! Agradeço, comovido, sua homenagem através o belo rondel, mas sei que é fruto desse coração magnânimo seu, caro poeta. “Federal, Almirante, Sideral, Positivo, Operante”, sei lá! Exageros à parte, sou apenasmente (meu pai e o Tancredo Neves gostavam desse “apenasmente”) um escrevinhador de quimeras. Abração, paz e alegria, Gil! ...”

Para o texto:- “Homenagem ao Homem de Rua”, de Gdantas

26/05/11 – "Joel, sua Vó Maria usou de linguagem afetiva para com o seu neto preferido. Beiçudo? Nem tanto, prezado! Acho que ganho de você disparado (rsrsrs). Aplausos, abraço fraterno, paz e alegria, poeta! ...”

Para o texto:- “Beiçudo”, de Iratiense Joel Gomes Teixeira

28/05/11 - "Dilé, ótimo caso esse do "Tizé" (rsrsrs). Super hilário. O patrão arrumou segurança pro resto da vida, já que seu fiel e cativo funcionário levou a piada a sério (rsrsrs). Lemebrei-me do meu "FELIPÃO, O SEGURANÇA". Meu aplauso, meu abraço, boa noite e um ótimo final de semana, dileto amigo poeta! ..."

Para o texto:- COMO O TIZÉ MELOU A FESTA, de Dilermando Cardoso

28/05/11 – "Claudio, poeta maior, caiu bem demais seu poema amizade homenageando o nosso José Claudio Cacá, a quem chamo de “meu guru” aqui no RDL, ilustre escritor e pensador. Belíssima homenagem das montanhas de Minas e fundo musical de extremado bom gosto, ainda mais com Bethania e Caetano Veloso. Aplausos, amplexos e meu carinho, dileto menestrel da Bahia! ...”

Para o texto:- “Cai Bem”, de Claudio Poeta

30/05/11 - "Anita, você apenas comprovou o ditado:- "Quem dorme com criança amanhece "xixado" (rsrsrs). Valeu, poetisa, abraço carinhoso, paz e alegria! ..."

Para o texto:- "Perguntas Primordiais", de Anita Cambuim

30/05/11 - "Ione, imagem e versos de uma beleza indescritível numa construção poética que tem tudo a ver com você, dileta poetisa de Cananéia/SP. Aplausos, amplexo e meu carinho! ..."

Para o texto:- "Só Deus conhece", de Simplesmente Ione

30/05/11 – "Cyrino, bom reler você. Reflexivo o seu texto, jovem poeta, que nos leva a considerações acerca do chamado “conto do vigário”:- o golpista e a vítima que, no caso, entra na trama acreditando ser mais esperta do que o outro! É como diz o meu filho Cássio:- “Pai, enquanto houver cavalo São Jorge não anda a pé” (rsrsrs). Aplausos, Cyrino, abração, bom domingo, paz e alegria! ...”

Para o texto:- “E o criminoso, de que lado está?”, de João Cyrino

07/07/11:- "Zé Claudio, um texto irretocável. É a nossa triste realidade, poeta:- o país é grande mas as oportunidades são poucas, face às manipulações brasilianas, por detrás das ações dos políticos inescrupulosos e corruptos até o tutano dos ossos. Ah, esta nossa política! ... Conheço um cara que nunca leu um livro, que não possui formação acadêmica, nunca fez mestrado e doutorado, mas machucou um dedinho, ganhou um seguro, entrou pro sindicalismo e chegou lá no Planalto! Hoje, bem aposentado, diz que faz "palestras" pelo exterior, ganhando os tubos (deve falar sobre futebol, do que ele mais entende). Ele se deu bem (e o restante da familia idem). Depois dizem que Deus é brasileiro. Que saber? Deus já deve ter trocado de nacionalidade faz é tempo, sabe (rsrsrs)? Meu aplauso, meu abraço, paz e alegria, grande Zeca! ...

Para o texto:- "DOUTORES", de José Claudio Cacá

E assim concluo o meu trabalho, estendendo essa colcha de retalhos no meu “site” para a apreciação de todos os nossos amigos e leitores. Como disse lá atrás, se eu fosse mais moço talvez ficasse melhor. Mas, tenham a certeza, foi costurada com o melhor propósito e muito carinho, enviando a todos abraços fraternos e votos de perenes felicidades.

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 31/05/11

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 31/05/2011
Reeditado em 05/02/2013
Código do texto: T3005996
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.