MÉRITO PELO QUE SE FAZ

As pessoas, quando indicadas a receber alguma promoção ou prêmio – por menor que este seja, com certeza devem sentir aquele friozinho a correr pelo corpo: podem até não ganhar, mas só de pensar que foram indicados... Às vezes, o trilhar destes caminhos – promoção em trabalho, música, danças, teatro, literatura, entre outros – é complicado, mas vale a pena. E passar por isto é sentir um algo a mais.

O caminho para o sucesso, às vezes, é tido por muitos como complicado, árduo – e tem, necessariamente, de ser. Se não fosse, não teria o gostinho especial – como aquela velha frase que diz que sucesso só vem na frente de trabalho no dicionário – do contrário: primeiro trabalha-se muito para alcançar o que ser quer – o que muitos chamam de sucesso.

Quando se faz as coisas por gosto – e não por imposição – e ainda é reconhecido: melhor ainda (e se for reconhecido monetariamente – bem melhor ainda!). Muitos praticam determinadas ações com o intuito de um dia ser reconhecido pelo que fez (ou faz) – em parte é bom, mas nada melhor quando reconhecem o que você fez sem você se dar conta de que era observado o tempo todo, de que todo seu trabalho era analisado, para – posteriormente e em época oportuna – ser valorizado.

Em muitas empresas acontece isso – e, quando acontece, qualquer funcionário acha-se no direito de dizer a si mesmo: ‘Mais uma vez (ou pela primeira vez) reconheceram a minha dedicação’ – mas nem sempre é assim. Já no setor público raramente acontece fatos assim, pois boa parte das promoções são vias concursos – alguns casos por mérito.

Na vida artística-cultural também. Em Araçatuba desde 1967 existe o Conselho Municipal de Cultura e a partir de 2009 foi transformado em Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba, criado pela Lei Municipal nº. 7.152, de 31 de agosto de 2009, que é um órgão normativo, propositivo, orientador, consultivo, recursal, deliberativo e fiscalizador das ações culturais do Município – que possui 41 conselheiros titulares (e 41 suplentes). E estes conselheiros – que representam a sociedade civil araçatubense junto ao poder público – fizeram em abril seus apontamentos destacando personalidades e entidades que se destacaram dentro do cenário cultural araçatubense. Divididos em 16 categorias, estes foram premiados na última terça-feira com o Troféu ‘Odette Costa – 2011’.

Há algumas semanas escrevi neste espaço que um dos trabalhos que realizo foi reconhecido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e nesta última terça-feira fui receber o prêmio que me fez sentir muito honrado – e, ao mesmo tempo, mais confiante de que o ser humano pode fazer algo positivo pelo lugar em vive. Trabalho este que é o de fomentar a cultura araçatubense, levando aos mais longes recantos de nosso Brasil – através do blog ‘Araçatuba e Região’, o nosso maior bem: a cultura – seja ela através da música, das danças, da escultura, pintura, teatro, literatura.

Vale lembrar ao leitor que cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Ainda: é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião etc.), estando em permanente processo de mudança.

Logo, há necessidade de se fazer – e com bastante rapidez – esta cultura chegar às mais diversas pessoas – e cá estou eu sempre a fazer pelo lugar que nasci. (28/05/2011 publ. da coluna do autor no Jornal "O LIBERAL REGIONAL")

Prof. PEDRO CÉSAR ALVES

Prof. e Gestor do PEF (Programa Escola da Família)

na EE "Dr. Clóvis de Arruda Campos" - Paraisão

Site: www.aracatubaeregiao.com.br

Site pessoal com fotos, textos, reportagens, entrevistas... e priorizando o lado cultural de Araçatuba (SP).

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 31/05/2011
Código do texto: T3006185