CRÔNICA #075: O MÍNIMO QUE PODE RESULTAR EM VIDA LONGA E SAUDÁVEL

Anteontem fui ajudar minha esposa no preparo do almoço.

Minha tarefa foi assar a carne de sol em bifes para grelhar. Abri os bifes, preparei-os e pus no grill para assá-los bem.

Como a tarefa de lavar as louças sempre sobra para mim, eu faço de tudo para diminuir o meu trabalho de pós. Abri uma folha dupla de alumínio laminado e coloquei os bifes envoltos nela para transmitir-lhes mais calor e ao mesmo tempo evitar que sujasse o grill. A gordura fora toda direcionada para o coletor apropriado.

Confiando que estava limpo pelo uso das folhas de alumínio, relaxei em minha tarefa e findei esquecendo de limpar o grill. Hoje, pela manhã, resolvi dar-lhe manutenção. Para a minha surpresa, a gordura recolhida anteriormente estava totalmente coalhada, pegada no fundo do coletor como se fosse um papelão gorduroso de uns 4 mm de espessura.

Pude ver claramente o que deixei de comer e o mal que poderia me ocorrer a médio e longo prazo. Aquela gordura poderia ser depositada no interior de minhas artérias, tornando-se ateromas e consequentemente causar aterosclerose ou até mesmo estenose das artérias (calcificação de trechos dos vasos sanguíneos), má irrigação dos órgãos, o cérebro ou sabe lá Deus o que mais.

É necessário que nós aprendermos a amar a nós mesmos, cuidado dessas coisinhas, aparentemente inócuas, mas que podem resultar numa vida longa e saudável.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 03/06/2011
Código do texto: T3011556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.