A VIOLÊNCIA URBANA

A VIOLÊNCIA URBANA

No Brasil não temos furações da fúria do “Katrina“, que arrasou completamente à cidade norte americana de Nova Orleans, no entanto temos políticos corruptos, que usurpam o poder e violentam criminosamente as classes mais pobres, contribuindo de maneira decisiva para o aumento desenfreado da violência pela falta do bom exemplo e da lisura, colocando o nosso país como sendo um dos mais violentos do mundo, onde os índices de crimes de morte superam o número de mortos de algumas guerras.

Certo grupo de aposentados de classe média e de nível superior, enquanto bebiam cerveja bem geladas sentados à mesa de um bar no centro de Fortaleza, discutiam em bom tom os rumos alarmantes e apavoradores tomados por esse mal voraz que cresce em proporções incalculáveis, afligindo o povo brasileiro, porque não dizer a humanidade.

Eu juntamente com meu filho estávamos sentado numa mesa logo ao lado, saboreando uma deliciosa água de coco, posição esta que podíamos ver e ouvir nitidamente as articulações.

De repente, um senhor com dotes e pose de líder tomou a palavra e sem muitos rodeios perguntou: Os senhores sabem o que é violência?

Todos queriam arriscar uma resposta: é a fome que mata milhares de pessoas por dia. É a desigualdade social. É a corrupção. É a indústria das drogas. É a prostituição infantil. É o crime organizado. É o desemprego. São os latrocínios. São os assaltos e roubos. São os seqüestros. São os crimes de morte por motivos fúteis. São os crimes e acidentes de trânsito.

O interlocutor deu-se por satisfeito, acrescentando apenas: meus amigos, a violência é o somatório de tudo isso que acabamos de ouvir, incrementado com uma dose de desprezo e descaso por parte de nossos representantes, que de um modo ou de outro estão levando o Brasil a um colapso ou até mesmo a uma convulsão social.

Na opinião dos senhores, que fatores concorrem para o aumento da violência urbana?

A insegurança. A injustiça. A impunidade. O êxodo rural. O inchamento populacional. O uso e a venda indiscriminada de drogas. A desigualdade social. O desemprego. O subemprego. Os baixos salários. A fome.

Há solução para a violência urbana?

É claro que sim! O que falta no Brasil é seriedade. Segurança. Justiça. Punição. Homens de fibra. Uma política inteiramente voltada para o combate efetivo das drogas. Criação de empregos com salários dignos. Incentivos agrícolas através de cooperativas com o objetivo de fixar o homem no campo. Criação de colégios agrícolas. Investir numa agricultura de irrigação, evitando assim, o êxodo rural e o inchamento populacional nas cidades. Construção de escolas profissionalizantes. Incentivos fiscais para a instalação de indústrias, ofertando assim, maior número de empregos. Combater incessantemente a fome. Incrementar uma política de igualdade de direitos dando oportunidades para todos. Suspender definitivamente os direitos políticos dos corruptos, baseado que corrupção é uma doença crônica e irreversível, por esta razão a melhor soluça será bani-los.

Brasileiros, em suma eu vos digo, rogam, esperamos e confiamos em Deus na sua sabedoria maior, que a paz, a harmonia e a concórdia sejam a tríplice argamassa, que una toda a humanidade, em prol de uma vida melhor.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 04/06/2011
Código do texto: T3013372
Classificação de conteúdo: seguro